Uma das medidas adotadas para prevenir o contágio pelo Human Papiloma Virus (HPV) começa a entrar em vigor em Fortaleza. Agora, além das meninas, os meninos também passarão a poder receber a vacina contra o vírus.
A vacina contra o HPV para os meninos estará disponível para idades de 12 a 13 anos, com aplicação de duas doses em um intervalo de seis meses da primeira para a segunda. Já para as meninas, continua sendo ofertada na faixa etária de 9 anos. Entretanto, as meninas até 14 anos que ainda não receberam as doses também deverão ser vacinadas com o mesmo esquema de duas doses. As pessoas convivendo com HIV/Aids, na faixa etária de 9 a 26 anos (homens e mulheres), também poderão procurar os postos de saúde, em um esquema de três doses (zero, 2 e 6 meses).
A medida visa garantir uma prevenção para os meninos contra câncer de pênis e verrugas genitais, assegurando também a não transmissão do vírus causador dos cânceres de colo de útero e vulva entre as mulheres. A aplicação dessa vacina tem o objetivo de oferecer uma proteção ainda maior contra o câncer de boca e orofaringe.
Além do início da liberação da vacina contra o HPV para meninos, outra mudança anunciada pela Prefeitura de Fortaleza no Calendário Nacional de Imunização para o ano de 2017 refere-se à vacina meningocócica C para adolescentes. Ela será disponibilizada para ambos os sexos na faixa etária de 12 a 13 anos de idade, considerando um reforço na proteção desse grupo.
Para a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, as mudanças chegam para garantir uma proteção maior da população, já que inclui outros grupos. “O programa de imunizações é um dos que mais avança dentro do SUS, garantindo maior proteção contra diversos tipos de câncer, reduzindo as chances de homens e mulheres desenvolverem doenças”, destacou Vanessa.
Tanto a vacina contra o HPV como a meningocócica C para adolescentes estão disponíveis nos postos de imunização localizados nos postos de saúde de Fortaleza.
Fotos: Reprodução