A população de Sobral já pode desfrutar de dois novos equipamentos culturais recém inaugurados na cidade: a Pinacoteca de Sobral – Espaço Raimundo Cela e o Museu MADI Sobral. Com um acervo permanente formado por diversas obras que vão desde esculturas, passando por pinturas e mesmo desenhos de valor artístico inestimável, ambos os equipamentos passaram por reformas nas estruturas elétricas, físicas e hidráulicas e receberam ainda pintura e sistema de climatização e de monitoramento com travas, câmeras e alarmes, para proporcionar maior conforto aos visitantes.
O equipamento foi inaugurado ainda pelo antigo prefeito de Sobral, no último dia 30 de dezembro. “É uma enorme satisfação estar aqui entregando à população sobralense esse espaço de fruição cultural, um lugar onde você vai se deleitar diante de obras tão bonitas e também vai se inspirar para dar à sua vida uma dimensão espiritual. Minha palavra principal desta noite é de agradecimento, começando agradecendo ao Roberto Alves de Lima, que doou essas obras, e à equipe da Secretaria da Cultura e da Ecoa Sobral. A política cultural de Sobral é uma das mais expressivas do Ceará. Não poderia ter uma noite mais especial, aproximando-se o final do meu mandato, do que a inauguração desses dois equipamentos: o MADI e a Pinacoteca”, agradeceu o prefeito Veveu.
A Pinacoteca de Sobral – Espaço Raimundo Cela conta com um inestimável acervo com obras de artistas plásticos e pintores de fama internacional, nacional e local. Rodin, Picasso, Duscheck, Anita Mafaltti e Raimundo Cela são alguns dos nomes presentes no acervo do espaço, que, em sua grande maioria, foi doado pelo premiado cientista Roberto Alves de Lima, por Lucia e Roberto Galvão e artistas autores das demais obras. A Pinacoteca de Sobral está funcionando no Palacete Chagas Barreto, ao lado do Theatro São João.
Já o Museu MADI – inaugurado inicialmente em 2005 – abre suas portas novamente ao público disponibilizando cerca de 100 obras de 60 artistas oriundos de 16 países. Todas as peças foram doadas pelos autores das peças.
Fotos: Reprodução/Prefeitura de Sobral