Para que não agüenta mais tantas obras inacabadas em Fortaleza, aí vai uma boa notícia. Os quatro túneis da Avenida Washington Soares ficarão prontos em março do ano que vem, de acordo com informações passadas pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE-CE), Quintino Vieira. “A previsão de entrega é março de 2012, para serem inaugurados em abril. Estamos com cerca de 65% das obras concluídas, a área de fundação está 95% pronta, faltando pouquíssimas coisas pra completar”.
As obras foram iniciadas há um ano e quando estiverem prontos, os túneis darão acesso ao Centro de Eventos do Ceará, que tem inauguração prevista pra abril. De acordo com Viera, as obras estão dentro do prazo estipulado. O valor do investimento do Governo nas obras de acesso ao CEC é de cerca de 92 milhões de reais. Nenhum dos quatro acessos está totalmente aberto, mas segundo Felipe de Abreu, engenheiro de produção de uma das construtoras responsáveis, a obra está sendo realizada em ritmo adequado. “Em duas semanas, todos (os quatro túneis) estarão atravessando a avenida. A estrutura deve ser finalizada no começo de janeiro. Em fevereiro, já estaremos fazendo a sinalização”, afirma.
Confira mais túneis que serão abertos em Fortaleza, até a Copa de 2014:
Alberto Craveiro – Haverá um túnel no cruzamento com a avenida Dedé Brasil/Paulino Rocha. A avenida passará a ter 45 metros, com quatro faixas em cada sentido. Haverá também uma faixa exclusiva para ônibus.
Via Expressa – Ganhará túneis nos cruzamentos com as avenidas Alberto Sá, Santos Dumont e Padre Antônio Tomás.
Dedé Brasil – Viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank, além de um túnel no cruzamento com a linha sul do metrô.
Raul Barbosa – Viaduto no cruzamento com a avenida Murilo Borges. Também serão feitas melhorias na drenagem, na malha viária e na iluminação.
A Prefeitura promete ainda que irá fazer uma faixa exclusiva para ônibus, melhorias na drenagem, na malha viária e na iluminação nas quatro avenidas e na Paulino Rocha. No total, o investimento nas obras de mobilidade urbana em Fortaleza será de R$ 261,5 milhões, incluindo os gastos com desapropriações.
Foto: Reprodução.