Programa para diminuir consumo de álcool entre adolescentes é proposto

Acontece|Assembleia Legislativa|Política
O consumo de álcool entre adolescentes têm crescido, e a idade com que eles começam a beber está cada vez menor. De acordo com o I Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado em 2006 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados; desses, 7% já apresentam dependência.
Dessa forma, a fim de proibir o uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes no Estado, está em tramitação, na Assembleia Legislativa, um projeto que propõe a criação do Programa Lei Seca Jovem.

O programa é de autoria do deputado David Durand (PRB), e sob o número de indicação n° 18/16, ele determina que o Estado realize blitz de fiscalização e campanhas publicitárias para reprimir o consumo de álcool entre crianças e adolescentes exatamente pelo aumento da quantidade de álcool consumido por essa faixa etária – o que eleva o risco desses jovens de desenvolverem alcoolismo.

O deputado afirma que as políticas públicas voltadas para essa questão ainda são escassas no País.  “Através de fiscalização educativa e ostensiva em conjunto com agentes públicos, é possível reduzir o número de jovens que ingerem o álcool. O resultado dessas campanhas será, inclusive, na diminuição do consumo de outras drogas lícitas e ilícitas pelos adolescentes”, defende.

consumo-de-alcoolAtualmente, a proposição está na Comissão de Juventude da Casa, e já foi aprovada nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Infância e Adolescência. O texto ainda precisa passar por deliberação das comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Orçamento, Finanças e Tributação para, depois, ser votado no Plenário.

Por se tratar de um projeto de indicação, o programa de criação da Lei Seca Jovem trata-se de uma sugestão ao Governo. Caso seja acatado, é preciso enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da Casa.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter