Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS

Acontece|Brasil|Economia

No final do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que estarão liberados, pelo governo, os saques de contas inativas, até 31 de dezembro de 2015, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). para quem não sabe, as contas inativas do FGTS são aquelas em que o trabalhador deixou de receber os depósitos referentes ao FGTS realizados pelo seu empregador por conta da extinção ou rescisão do contrato de trabalho

O Conselho Curador do FGTS espera que até R$ 30 bilhões sejam injetados na economia com o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O uso dos recursos foi anunciado no final do ano passado pelo presidente Michel Temer como forma de ajudar as pessoas em momento de crise e de estimular a economia.

contas-inativas-do-fgts3O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que também preside o Conselho Curador do FGTS, disse que a medida vai beneficiar milhões de trabalhadores, que poderão sacar o dinheiro parado nas contas do Fundo. “É bom para o trabalhador, porque ele poderá usar o dinheiro que é dele para o que precisar, e é bom também para o Brasil, porque ajuda a impulsionar a economia”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS, Bolivar Moura Neto, há atualmente 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com um saldo total de R$ 41 bilhões. As contas pertencem a 10,1 milhões de trabalhadores.

Mas, como consultar meu saldo de contas inativas do FGTS?
Várias são as maneiras de descobrir o saldo das suas contas inativas do FGTS. Confira abaixo:

Pessoalmente
Basta dirigir-se ao balcão de atendimento das agências da Caixa Econômica Federal ou aos postos de atendimento e utilizar o Cartão Cidadão para realizar a consulta.

contas-inativas-do-fgtsPelo aplicativo FGTS para celular
Smartphones com sistemas Android e iOS podem baixar o aplicativo da Caixa e consultar seu saldo do FGTS.

Pela internet, no site da Caixa
Basta acessas o site da Caixa clicando aqui. Forneça o número do PIS e a senha cadastrada (ou cadastre uma na hora). Clique em extrato e na parte inferior da tela aparecerão as informações referentes ao histórico de suas contas (ativas e inativas).

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter