O mundo digital está cada vez mais presente em nossas vidas, isso não é novidade. São milhões de pessoas no mundo conectadas através da Internet, com acesso a um grande número de informações disponível. E desses milhões, há muitos que estão apenas procurando por computadores vulneráveis a ataques. Muitas vezes pode acontecer de nossas informações caírem nas mãos de pessoas com más intenções. E o pior de tudo é que grande parte desses ataques não são feitos de maneira direta pelos crackers, mas são realizados porque usuários acessam links maliciosos e abrem as portas para invasões.
Há diversos hábitos – muito comuns, aliás – que fazem com que os computadores fiquem abertos a ataques. Para manter sua vida online mais segura, destacamos cinco dos erros mais frequentes que a maioria das pessoas têm na web e que precisam ser repensados. Confira algumas coisas perigosas que você pode fazer na Internet sem perceber:
1. Você nunca remove aplicativos conectados à sua conta
Sabe aquele teste inocente para descobrir quem você era em outras vidas e te pede para conectar sua conta do Facebook? Ou aquele aplicativo da moda que você usa uma vez, esquece, mas deixou todos os seus perfis conectados nele? Então, tudo isso pode deixar portas abertas pra que gente mal intencionada acesse suas contas.
→ Métodos de proteção
É muito simples livrar-se deste tipo de ameaça: basta permitir que os programas sejam atualizados sempre que surgirem pacotes de correções e excluir aplicativos que você não usa com frequência. Desse modo, dificilmente alguma brecha será aberta para que usuários mal-intencionados roubem suas informações ou danifiquem o seu sistema operacional.
2. Você não lê Termos de Uso e Privacidade
Tudo bem que eles são longos, chatos e entediantes, mas você precisa ler os termos de uso e privacidade até o fim. Diariamente estamos usando serviços que usam nossos dados de maneiras que nem imaginamos e como brigar com algum serviço por alguma foto ou informação vazada sem saber quais são os direitos e deveres?
→ Métodos de proteção
Não tem outro jeito, o modo mais básico para se proteger é ler até mesmo aquelas letrinhas pequenininhas de cada termo de serviço que você está aderindo.
3. Você se mantem conectado
Serviços de email e redes sociais possuem a opção “Manter-me conectado” para que os usuários não precisem digitar seus logins e senhas a cada vez que desejarem acessar suas contas. Isso pode ser muito útil para qualquer pessoa que não divida o computador, mas quando isso é feito em computadores públicos, o perigo é grande.
→ Métodos de proteção
Para se proteger deste tipo de ameaça o jeito mais prático é evitar marcar as caixas de seleção com dizeres similares a “Manter-me conectado” ou “Keep me loged in” (para sites em inglês). Mas também é importante que, ao final das sessões de utilização, cada usuário clique sobre os botões de saída do sistema.
4. Você acha que o que você faz na Internet fica na Internet
Pessoas abrem seus corações e suas vidas no Facebook porque acham que os posts não vão sair dali, namorados trocam nudes achando que do telefone/computador do parceiro aquela imagem não passa… Confiar demais em qualquer pessoa ou grupo está entre as coisas perigosas que você pode fazer na Internet sem perceber.
→ Métodos de proteção
Há várias formas de proteger sua privacidade nas redes sociais, impedindo que usuários desconhecidos possam visualizar suas fotos e obter informações sobre seus interesses. No Facebook, por exemplo, uma forma de proteção é alterar as configurações para permitir que apenas amigos próximos possam ter acesso a suas imagens.
5. Você usa senhas totalmente idiotas
Nome do namorado, sua data de aniversário, seu número de celular, todas essas são senhas totalmente manjadas e fáceis de adivinhar. São também as mais comuns e o maior motivo de contas invadidas pelo mundo afora.
→ Métodos de proteção
Um bom modo de se proteger é criando uma senha para cada serviço acessado, ou então uma para cada tipo de serviço. Redes sociais ganham um código, contas de email ganham outro e cadastros em jogos online, por exemplo, utilizam uma terceira senha. Isso sem esquecer de investir em letras, números e caracteres especiais. Outra forma de se proteger é criando uma senha mestra em seu navegador.
Quando a gente sai de casa toma cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas, não é mesmo? Na Internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, pois fraudes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem enfrentar nesse meio.
Portanto, fique atento as coisas perigosas que você pode fazer na Internet sem perceber e evite dores de cabeça futuras.
Fotos: Reprodução.