Música de todo o mundo: Jorge Drexler

Hypeando|Música de Todo o Mundo

Nos últimos tempos, fomos bem longe para ouvir músicas de todo o mundo… Da Austrália, veio o som da Kimbra… Da Alemanha, vieram os meninos do The Baseballs e seu pop retrô… Vindo mais pra perto, de Portugal, veio o pop soulful da Áurea… E agora a gente resolveu voltar para a América Latina, mais precisamente para o Uruguai, país que já foi Brasil, para trazer um som da boa de lá!

Voz calma… Jeito manso… Letras muito boas e um amor imenso pelo Brasil. Assim é Jorge Drexler, nossa estrela do Música de todo o mundo dessa semana! Vem conhecer, vem!

Com 52 anos de idade, Jorge Drexler é um dos maiores nomes da música uruguaia. Cantor e compositor, ele traz consigo a responsabilidade de ter sido o autor de Al Otro Lado Del Río, que foi, simplesmente, a primeira canção em língua espanhola a ganhar um Oscar de melhor canção original ao fazer parte da trilha sonora de Diários de Motocicleta, do brasileiríssimo Walter Salles:

Primeira curiosidade: Durante a cerimônia do Oscar, os produtores acharam que Jorge Drexler era um artista muito desconhecido do público – apesar de ter ganhado o prêmio. Para evitar uma queda de audiência no momento e tocar a música na festa, o ator Antonio Banderas foi convidado para, junto com Carlos Santana, subirem ao palco e interpretarem Al Otro Lado Del Río, o que gerou muitas críticas na época… Porém, quando o cantor subiu ao palco para receber o prêmio, ele cantou a música a capella como protesto

Pois bem, Jorge Drexler lançou seu primeiro disco, La Luz Que Sabe Robar, em 1992. Curiosidade número dois: no mesmo ano ele se formou em Medicina. Sim, além de cantor, Jorge Drexler é médico, com especialização em otorrinolaringologia! Continuando, O segundo disco de Drexler também foi lançado no Uruguai e, em 1996, ele se mudou para a Espanha a convite de Joaquín Sabina, com quem havia trabalhado em Montevidéu. Lá, ele gravou seu terceiro disco e começou a ficar mais famoso, apesar de ser mais reconhecido pelas versões que vários artistas fizeram de suas músicas. Curiosidade três: A belíssima música A Idade do Céu, gravada por Paulinho Moska, por exemplo, é uma versão de La Edad Del Cielo, de Jorge Drexler:

Mas além de Moska, artistas como Mercedes Sosa, Shakira, Omara Portuondo, Ana Belén, Víctor Manuel, Neneh Cherry, Pablo Milanés, Ketama, Miguel Ríos, Ana Torroja, Sole Giménez, David Broza, Rosario, Jovanotti, María Rita, Simone, Zelia Duncan, Jaime Roos, Adriana Varela e o Bajofondo Tango Club também já gravaram músicas de Jorge Drexler!

Seu último disco, Bailar em la Cueva, foi lançado em 2014. De lá para cá, Drexler continua trabalhando com diversos artistas do mundo todo.

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter