Mais uma boa notícia para a população da capital cearense. De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as obras do metrô de Fortaleza devem ser concluídas até o final deste ano. Testes com passageiros estão previstos para serem feitos até o final de 2012, mas o início das operações só está programado para o início de 2013. O total do valor investido nas obras do Metrofor já atinge R$ 1,705 bilhão.
A linha do metrô ligará o centro de Fortaleza aos municípios de Pacatuba e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O metrô terá 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. No total serão 20 estações de passageiros: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe); Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. Serão 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.
A construção do Metrofor é considerada a maior estruturante de Fortaleza pelo Governo do Estado. A obra está dentro do Plano de Mobilidade Urbana da Copa do Mundo da Fifa de 2014 e existe a expectativa de que o metrô possa diminuir os problemas do trânsito da capital. Vale ressaltar que Fortaleza está muito atrasada, em relação a projetos de mobilidade urbana, quando comparada com outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo. Uma cidade grande como Fortaleza, que vem crescendo desordenadamente, já deveria possuir um sistema ágil de metrô para atender a demanda que hoje existe.
Foto: Reprodução.