Ele é francês. Seu pai é da Galícia. Sua mãe, do País Basco. E dizem que é bem comum dar de cara com ele em Jerioacoara do que em qualquer outro lugar do mundo. Sim, nosso Música de todo o mundo dessa semana é meio de todo o mundo e meio daqui mesmo. Vamos falar de Manu Chao?
O nome não é nenhuma grande novidade do público, principalmente entre aqueles que cantarolavam “me gusta la mañana, me gustas tu. Me gusta marijuana, me gustas tu”. A canção, ao mesmo tempo em que era irritante, grudava na mente de um jeito impressionante. E por que ele na nossa coluna essa semana? Porque após 10 anos de hiato, Manu Chao retornou triunfante!
Nascido Jose-Manuel Thomas Arthur Chao, o cantor é fluente em inglês, francês, espanhol, galego e português. Quando jovem, chegou a montar uma banda de rockabilly na França chamada Hot Pants, mas a coisa não foi para frente, e ele acabou se encontrando mesmo na música alternativa.
Entre o fracasso do Hot Pants e o estouro em 1998 com o disco Clandestino, muita água passou na vida de Manu Chao. Primeiro ele teve uma banda chamada Mano Negra, que se desfez quando ele criou um projeto paralelo chamado Radio Bemba Sound System. Sem banda, ele acabou seguindo carreira solo e bom, o disco é citado no livro dos 101 discos que você precisa ouvir antes de morrer. Ouve só a faixa-título:
Em 2001 lançou seu segundo álbum, Próxima Estación, que trazia a famigerada Me Gustas Tu além de outras músicas que não ficaram tão conhecidas por aqui. Mas talvez uma das canções mais marcantes de Manu Chao seja Me Llaman Calle, que é tema do filme Princesas. A música fala sobre prostituição de forma humanizada, e o longa traz a mesma temática. Sem contar no ritmo da canção que é muito bom, olha só:
Pois bem, desde 2007 que Manu não lançava mais nenhuma música nova. Seu último álbum, de 2008, é um disco ao vivo, e então, sem nenhum motivo declarado, ele entrou em um hiato…até semana passada! E pelo visto, Mano Chao voltou para ficar! Isso porque três novas canções dele foram lançadas e já estão disponíveis para download no site do próprio cantor. Ouve só:
Gente, que emoção! Dar um pulinho ali em Jericoacoara… Vai que…, não é mesmo? hehehe
Fotos e vídeos: Reprodução