José Mapurunga, filho de Viçosa do Ceará, presta nesta terça-feira (14) sua maior homenagem à sua terra natal. O conterrâneo do jurista Clóvis Beviláqua lança, hoje, o seu livro Roteiro Sentimental de Viçosa do Ceará. O evento vai acontecer no Auditória Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará.
Roteiro Sentimental de Viçosa do Ceará traz mais de 260 páginas de crônicas que contam a trajetória de moradores de uma das cidades cearenses tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ao longo do processo de produção do livro, enquanto buscava por informações para compor as crônicas, além de livros, jornais e documentos históricos, o escritor considerou o que viu e ouviu de familiares como seus pais, tios, e outros parentes, além de relatos de amigos próximos. Os textos destacam as tradições locais, que se manifestam na culinária, nas festas religiosas, na cultura popular e no modo de ser viçosense. O autor narra ainda como ocorreu o crescimento espacial da cidade.
José Mapurunga tem vários livros publicados, é roteirista de televisão e tem peças teatrais encenadas no Brasil e em vários países de língua portuguesa. “Roteiro Sentimental de Viçosa do Ceará” conta com ilustrações de Napoleão Ferreira e foto de capa de Daniel Carneiro. O projeto gráfico é de Gilberlânio Rios e a capa de Natália Mapurunga e Gilberlânio Rios.
Fotos: Reprodução