Mulheres sofrem mais da síndrome do coração partido

Comportamento

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e apresentada durante o Congresso da Associação Americana do Coração, em Orlando, na Flórida, sugere que as mulheres são as principais vítimas da ‘síndrome do coração partido’, doença que consiste em sintomas de um infarto do miocárdio e que pode ter causas emocionais, como o fim de um relacionamento, a perda de um ente querido ou qualquer situação que resulte em um stress súbito!

Para a pesquisa, os médicos se basearam em um banco de dados federal, com mais de 1.000 hospitais. No total, foram encontrados 6.229 casos. Depois de eliminar fatores de risco como hipertensão, tabagismo e outros fatores que podem causar problemas cardíacos, os pesquisadores viram que as mulheres eram 7,5 vezes mais propensas a sofrer dessa síndrome quando comparadas aos homens!

Geralmente causado por um trauma emocional, o incomodo é três vezes mais comum em mulheres com mais de 55! Mas as com menos idade têm 9,5 vezes mais chances de sofrê-lo em comparação com os homens da mesma faixa etária. Não se sabe o motivo de elas serem mais vulneráveis, mas os hormônios sexuais podem ser uma explicação, ou o corpo dos homens talvez lide melhor com o estresse.

Os médicos dizem que o choque da perda de alguém, por exemplo, desencadeia uma onda de adrenalina e outros hormônios do estresse, que sobrecarregam o coração e atrapalha o seu funcionamento. Testes mostram alterações no ritmo cardíaco e a presença de substâncias típicas de um ataque, mas não há obstrução das artérias. A maioria dos pacientes se recupera sem danos permanentes, mas 1% dos casos leva à morte. Bem, pelo sim, pelo não, o melhor é evitar fortes emoções!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter