Dezembro é sinônimo de natal, confraternizações, solidariedade e um dinheirinho extra no bolso! Quem não fica contando os dias para receber o 13° salário e pagar as dividas, fazer as comprinhas básicas de final de ano e ainda por cima poupar para gastos futuros? Você duvida que é possível fazer tudo isso com o pagamento duplicado? Então, saiba como aproveitar ao máximo o valor que vai entrar na sua conta nesse final de ano!
Veja as dicas para quem é:
Controlada
Se você é hiper controlada e sabe bem com o que e quando pode gastar, parabéns! Então, agora é a hora de dividir o 13° salário em três partes:
1ª parte: Pague as contas atrasadas. Lembre-se que no começo do ano tem muita coisa para pagar: IPVA, IPTU, material escolar e matrícula da escola. É conta que não acaba mais!
2ª parte: Gaste com as despesas do final do ano: presentinhos para a família e amigos, e com a ceia, o que custa muito caro! Procure as opções mais baratas. Depois de novembro, os preços ficam muito altos.
3ª parte: Guarde um pouco para alguma emergência. É sempre bom ter um dinheirinho à mão quando se precisa!
Investidora
Quem adora investir não pode perder essas dicas! Sem muita preocupação, nem stress, programe 2012. Somente depois disso é possível investir o dinheiro de maneira segura. Fique sempre atenta a essas questões:
Se não for usar o dinheiro dentro de um prazo de seis meses, coloque-o na poupança.
Se o objetivo é usar o valor apenas no final do ano, compre títulos do Governo – Tesouro Direto. São investimentos menos arriscados!
Quer segurar o dinheirinho por, no mínimo, dez anos? Compre as ações mais agressivas. Elas podem ser adquiridas em boas corretoras de valores.
Endividada:
Se você andou comprando mais do que deveria e agora sofre as consequências, essa é a hora de pensar bem no que fazer com esse dinheiro a mais que vai entrar em sua conta! Segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), 3 em cada 5 pessoas vão usar o 13° salário para pagar o máximo possível das dívidas feitas em 2011. Faça diferente! Aproveite para renegociar os valores e quitar as dividas. Ah! Faça isso assim que o dinheiro cair na sua conta, assim você não corre o risco de cair nas tentações!
O que não pode, de jeito nenhum, é começar 2012 cheia de dívidas! Então, organização e controle sobre os gastos são palavras-chave desse final de ano!
Fotos: Reprodução