“Xuxa, Rainha. Sasha, princesinha!”. Há dezenove anos, muitos fãs da eterna Rainha dos Baixinhos entoavam este bordão quando a gravidez de Xuxa era um dos assuntos mais comentados do momento. O tempo passou, e Sasha cresceu. Hoje em dia, ela é um mulherão em busca de escrever a própria história.
Morando em Nova York, ela é conhecida por sua discrição e por não gostar muito de aparecer na imprensa. Mas ela abriu uma exceção, e podemos conferir uma entrevista incrível de Sasha na Glamour deste mês, além de fotos incríveis. Ela fala sobre morar sozinha em outro país, seu trabalho com moda e mais. Confira alguns trechos:
Sasha, conta como é sua vida em Nova York?
Bem, os estudos ocupam grande parte dela. Porque tem a faculdade [Sasha estuda Fashion Design na prestigiada Parsons School of Design e conclui o curso em 2020], cuja carga horária varia dia a dia, e os milhares de projetos que tenho que fazer. Faço à tarde, aos fins de semana… sou bem dedicada. Nas horas vagas, cuido da casa e saio com meus amigos brasileiros. Tem vários morando aqui. O programa preferido é sair pra comer.
E sua casa? Quem limpa, cozinha…?
Moro com uma das melhores amigas, a Bruna Muniz Moreira, em Downtown, e a gente divide tudo. Combinamos quem arruma, quem cozinha. Ela é amiga de infância, cresci com ela. Como já morava aqui, me mudei pro seu apê. Temos uma pessoa que vem de vez em quando e nos ajuda. No começo [Sasha se mudou pra lá em agosto do ano passado], era dramático o lance da cozinha. A gente esquecia o forno ligado direto. Uma vez, coloquei água pra ferver e saí pra faculdade… acredita?! Voltei na hora, em pânico!
Agora, falando da sua faceta estilista. Em outubro passado, você criou uma linha de roupas e desfilou pela Coca-Cola Jeans no São Paulo Fashion Week. Na mesma semana, abriu seu Instagram e clicou a campanha deles. É tudo parte do mesmo pacote?
Sim, um combo! Minha história com eles começou em 2014, quando fui ver um desfile de que a Bruna Marquezine, amigona minha, participou. No backstage, conheci o André [Jório, diretor da marca]. Um tempo depois, ele me procurou com uma proposta. Confesso que fiquei bem insegura – acho que tenho tanto a aprender! Mas eles foram tão pacientes e parceiros, me passaram uma confiança! Falei: “Vocês sabem que estão contratando alguém que está aprendendo, né?”. Me preocupo muito com isso. Hoje funciona assim: tenho ideias malucas, e eles me dizem se elas são viáveis. Tenho aprendido muito sobre o que funciona, o que vende, se o custo-benefício das peças que proponho é possível… Nosso contrato é de três anos.
Como você descreveria a relação com seus pais?
Sou muito, muito sortuda de ser filha de quem sou. Por exemplo: minha mãe modificou toda a agenda dela para ficar comigo por duas semanas quando me mudei, me ajudar a organizar tudo. Ela e meu pai [o empresário e ator Luciano Szafir] me apoiam em tudo que faço, conversamos sobre todos os assuntos. É muito amor… Outro dia, vi um vídeo da cara do meu pai quando entrei na passarela da Coca. Tão fofa a reação dele!
Mas a presença de Sasha na Glamour não tem só ela falando não! Claro que os papais orgulhosos Luciano Szafir e Xuxa também dão seus depoimentos sobre ela, além de um relato emocionante de Bruna Marquezine, melhor amiga de Sasha. Olha só:
“Eu babo para falar da minha filha! Sasha é uma menina inteligente, linda, de personalidade forte. Não se deixa levar pela opinião de ninguém, sempre soube o que quis e foi mais madura que a idade. Antes, preferia ficar mais na dela. Agora, está aparecendo mais, mas não sem motivo. A razão é o trabalho. Ela tem um contrato com uma marca, está estudando moda. Para mim, Sasha morar nos Estados Unidos é maravilhoso e péssimo ao mesmo tempo. Maravilhoso porque ela faz uma faculdade ótima, tem liberdade e não vive mais em um país extremamente perigoso como o nosso. Péssimo porque sentimos saudade e não nos vemos mais todos os dias como antes.”
Luciano Szafir
“Admiro muito a personalidade, o caráter, a maneira de Sasha ver a vida e, claro, seu coração bondoso. Desde pequena, quer ajudar as pessoas, os bichos, os velhos (cabeças brancas, como ela chamava!)… Ela é do jeito que eu pedi a Deus e não me acostumo nunca a ficar longe dela. Ela é sol, alegria, cheiro bom… Quando está do meu lado, nada mais tem importância. Somos amigas e sempre a tratei com muito respeito. O lado mãe só aparece quando tem perigo, pois quero protegê-la de drogas, amizades falsas, desilusões… Mas não dá para protegê-la de tudo, sei disso. Ela nunca deixou de me dizer ‘cheguei’, ‘vou dormir’, e ‘bom dia, acordei’. Não é questão de vigiar, é para ter certeza de que ela está bem. Sasha nunca gostou de se expor e nunca havia manifestado desejo de estar em frente às câmeras. Foi a possibilidade de desenhar, criar sua própria linha que a deixou enlouquecida. É um sonho para qualquer menina que estuda moda. Por isso ela está saindo do casulo e vai se transformar em uma linda borboleta diante dos nossos olhos. Ela sabe que tem muito que aprender e se cobra bastante. Como nunca tinha feito uma capa, ficou nervosa, ansiosa e feliz. A Glamour vai ser um divisor de águas: ou ela vai em frente ou desiste.”
Xuxa
“Conheci a Sá pela Xuxa, no primeiro filme que fizemos juntas, Xuxa Abracadabra, em 2003. ‘Você e minha filha precisam brincar’, ela disse. Então me convidou para ir dormir na casa delas direto da gravação. Eu estava ansiosa, nervosa, feliz – pensa numa criança indo pela primeira vez à casa da Xuxa! Acordei com a Sá me cutucando e falando: ‘Oi, quer brincar?’. Desde então grudamos uma na outra. Sempre que a gente se encontra é a mesma alegria. Ela é minha irmã mais nova. E somos as duas leoninas, né? Podia dar errado. Mas nos damos bem exatamente por isso. Somos muito parecidas, nos conhecemos pelo olhar.”
Bruna Marquezine
Já podemos fazer nhowwwwn?
Fotos: Reprodução/Yuri Sardenberg e Aninha Monteiro