Para comemorar o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta, de 4 a 30 de março, o Mês do Circo e do Teatro 2017, com dez espetáculos para o público adulto e infantil.
A desta semana, o Mês do Circo e do Teatro apresenta a reestreia dos seguintes programas da TAC: Teatro da Terça, com o espetáculo “O Cantil – 10 anos”, do Teatro Máquina; Espetáculos Circenses, às quartas-feiras, com “Cabaré da desgraça”, da Cia As 10 Graças de Palhaçaria; Nas Ruas do Dragão, também às quartas-feiras, com “A saga de Jesus Cristo”, da Cia Epidemia de Bonecos; Quinta com Dança, com “Anatomia das coisas encalhadas”, de Silvia Moura, eQuinta com Dança Experimental, com “Um corpo jogado ao mar”, de Bruno Gomes; Teatro Infantil, aos sábados, com “A menina dos brincos de ouro”, de Paula Yemanjá e Edivaldo Batista; e ainda, aos domingos, o programa Varieté, com os espetáculos “O Sinal”, de Gleilton Silva, no dia 12, e “Abukabum”, de Igor Cândido, no dia 19 de março.
Além da programação da TAC, que se inicia a partir da próxima semana, o Mês do Circo e do Teatro traz ainda o espetáculo “Trans-Ohno”, do Coletivo Artístico As Travestidas. A peça investiga a travestilidade no teatro e na dança, transitando entre referências filosóficas do Butoh, sobretudo, na sensibilidade e poesia de Kazuo Ohno, que possui um grande traço de travestilidade em suas composições cênicas. As apresentações serão realizadas nos dias 25 e 26 de março, às 20h, no Teatro Dragão do Mar.
Assim como “Chafurd@”, a maior parte da programação é composta pela Temporada de Arte Cearense 2016/2017. Distribuída ao longo de todo o ano, a TAC reúne a programação de apresentações dos projetos artísticos, selecionados pelos Editais Culturais do Instituto Dragão do Mar.
Fotos: Reprodução