O movimento das operárias norte-americanas e o terrível incêndio que matou mais de 120 trabalhadoras da Triangle Shirtwaist Company, até os inúmeros outros acontecimentos que marcaram a luta das mulheres por igualdade. Com sua origem traçada até o começo do século XX, o Dia Internacional das Mulheres é muito mais que flores, chocolates e frases nas redes sociais. Essa data marca a trajetória na busca por direitos e, inspirando nisso, selecionamos 5 documentários sobre histórias de lutas feministas para você conhecer. Confira!
She’s Beautiful When She’s Angry (2014)
Um olhar sobre as mulheres corajosas que lideraram o movimento feminista na década de 1960 e 1970 nos EUA. She’s Beautiful When She’s Angry mostra que os movimentos feministas surgiram com grande influência dos movimentos de direitos civis na década de 60, e trouxeram questionamentos e a consciência sobre a necessidade de igualdade.
Pray the Devil Back to Hell (2008)
O documentário que retrata o Movimento pela Paz na Libéria, organizado pela assistente social Leymah Gbowee. Na ocasião, milhares de mulheres cristãs e muçulmanas se mobilizaram para organizar protestos não-violentos que levaram ao fim da Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003. O movimento levou Ellen Johnson Sirleaf a ser eleita presidente, fazendo com que a Libéria se tornasse a primeira nação africana a eleger uma mulher como chefe de estado.
License to Thrive (2008)
License to Thrive (traduzido livremente como Licença para Prosperar) é um documentário que explora a história da legislação chamada Título IX, de 1972. Embora seja mais associada ao esporte, essa legislação marcou grande importância no o acesso à educação de meninas e mulheres nos EUA.
!Mulheres Arte Revolução (!Women Art Revolution, 2010)
O movimento artístico feminista proporcionou um modelo de mudança cultural e política, contra a discriminação, a exclusão racial, e a violência de gênero. De 2010, esse documentário explora justamente a “história secreta” do movimento de arte feminista dos Estados Unidos nos anos 70 e 80, através de conversas, observações, documentos e obras de artistas visionárias, historiadoras, curadoras e críticas de arte.
Our Times (Ruz-egar-e ma, 2002)
Our Times explora os esforços das mulheres iranianas para empoderamento focando na eleição de 2002, que contou com uma candidata à presidência, mas acabou com a vitória do polêmico e conservador radical Mahmoud Ahmadinejad. O documentário é uma produção da aclamada diretora iraniana Rakhshan Bani Etemad.
Os documentários são uma ótima alternativa de conhecermos os acontecimentos que marcaram nossa história. Aproveite esse Dia Internacional da Mulher, faça sua sessão pipoca e aprenda mais sobre a luta dessas pessoas que exigiram seus direitos em diferentes partes do mundo.
Fotos: Reprodução