Brasil contra a homofobia

Acontece

Foi assinado ontem (22), pelo Governo Federal e 12 estados brasileiros, um acordo de cooperação para combater a homofobia no país. A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos e do Ministério da Justiça, e tem o objetivo de promover ações de desenvolvimento e conscientização das pessoas em relação ao problema do preconceito contra a comunidade LGBT.

Dentre as medidas previstas pelo acordo estão: capacitação de unidades policias, para o melhor atendimento ao público LGBT; inclusão de um campo orientação sexual e identidade de gêneros nos formulários de registro de ocorrência policial; promoção da abordagem dos temas relacionados a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais na formação de profissionais de segurança pública.

Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos, defende que os crimes qualificados como homofobia são crimes de ódio. Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, a prática homofóbica é algo inaceitável em pleno século 21. De acordo com Márcia Ourives, representante da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, o estado precisa realizar um trabalho com a sociedade e de políticas públicas e afirmou ainda que “Infelizmente o Mato Grosso é um estado que tem apresentado e enfrentado esse tipo de situação”.

Com a conscientização da população e o respeito às diversidades, promovendo a igualdade de gêneros, há maior desenvolvimento social. Mas o fim da homofobia ainda é um assunto delicado, pois existem grandes grupos na sociedade, principalmente grupos religiosos, que levantam a bandeira contra a comunidade LGBT, transmitindo um pensamento de não aceitação das diferenças na sociedade.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter