Mesmo em tempos de crise, algumas datas comemorativas são muito importantes para quem trabalha com o comércio. Dia das Mães e Natal são, de longe, as mais importantes, mas outras datas como a Páscoa também devem ser bem planejadas a fim de maximizar ao máximo os negócios e, consequentemente, os lucros.
Este ano, as vendas no período devem crescer cerca de 2% em relação a 2016. Além dos tradicionais ovos e chocolates, a Páscoa também pode ser favorável a outros negócios, como a venda de vinhos e pescados, além de serviços de manutenção de veículos (para quem aproveita para viajar no feriado). Bares, restaurantes e pacotes turísticos também costumam ter algum aumento nessa época. Por isso é tão importante se preparar para a Páscoa.
Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas importantes dicas para que os empreendedores dos diversos segmentos possam se preparar para a Páscoa e assim, melhorarem seus rendimentos. Confira abaixo:
- Quanto mais vistosos os produtos, maiores as chances de venda.
- Avalie a disponibilidade de itens no estoque e programe com antecedência a compra de ingredientes.
- Treine sua equipe, inclusive os funcionários temporários, para atender bem as necessidades do seu público.
- Use artigos de decoração que remetam à Páscoa, mesmo que seu negócio não comercialize os produtos da época.
- Lembre-se de contabilizar o custo da mercadoria a ser vendida, incluindo o valor da embalagem no preço final.
- Avalie ações de divulgação e utilize os canais digitais e mídias sociais para aumentar as vendas e atingir um maior número de clientes.
- Aproveite o período para fidelizar clientes e construir relacionamentos duradouros. A prática do pós-venda ajuda a manter o relacionamento e atraí-los em outros momentos.
- Organize os ovos de Páscoa em uma estrutura acima da cabeça dos clientes.
- Lembre-se que 80% da decisão de compra acontece no ponto de venda.
Se você tem dúvidas de como se preparar para a Páscoa ou qualquer outra relativa a seu negócio, não deixe de procurar a unidade do Sebrae mais próxima!
Fotos: Reprodução