Empoderamento feminino na literatura infantil

Agenda Cultural|Cultura

Feministas que lutaram pelos direitos de entrar em uma universidade, votar, sair de casa desacompanhada e muito mais. Esse é o enredo de “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”.  Escrito por Ana Prestes, neta de Luiz Carlos Prestes e doutora em Ciência Política, o livro será apresentado em palestra neste domingo (26/03), na biblioteca do Cuca Mondubim, e na segunda-feira (27/03), no Teatro Antonieta Noronha. A programação faz parte da agenda realizada pelo Dia Internacional da Mulher – instituído em 8 de março – da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). 

A autora teve como inspiração sua filha Helena. Já a motivação para escrever sobre este tema, veio da ausência de livros infantis com essa temática nas bibliotecas e livrarias do País. O livro discute como e porquê surgiu esta data, quando e em que países se comemora, e outras coisas que, como conta Prestes, as crianças nunca tinham ouvido falar.

Em forma de poema, todo rimado e cantado, a obra narra a história de uma menina de oito anos que recebe na escola a tarefa de fazer uma pesquisa sobre o significado do Dia da Mulher. Com fotografias históricas e gravuras dialogam com as ilustrações de Vanja Freitas, traz a percepção de como a sociedade mudou e o quanto aumentou o espaço conquistado pela mulher. A obra ensina e desperta nas crianças a questão do gênero e do empoderamento feminino.

 

“Mirela e o Dia Internacional da Mulher” é uma ótima opção para quem deseja aprender e abordar o feminismo com a criançada. Fica a dica!

Serviço:
Palestra sobre o livro “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”
Data: Domingo (26/03) Horário: 16h
Onde: Biblioteca do Cuca Mondubim
Endereço: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim
Data: Segunda-feira (27/03) Horário: 9h30
Onde: Teatro Antonieta Noronha
Endereço: Rua Pereira Filgueira, 4 – Centro

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter