No Cristo Redentor, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Eduíno França Barreira (UPA), da Prefeitura de Fortaleza, será contemplada na manhã desta terça-feira (11), no Paço Municipal, com o Certificado de Acreditação. Concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o certificado é uma ferramenta estabelecida para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.
Ou seja, o Certificado de Acreditação é o reconhecimento formal de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança. E isso a UPA do Cristo Redentor provou ter!
Primeira unidade do Estado a conquistar o Certificado de Acreditação
Inaugurada no dia 14 de fevereiro de 2014, até hoje a Unidade de Pronto Atendimento já realizou mais de 462 mil atendimentos. Até conquistar a certificação passou por uma rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional (quantidade e qualificação de profissionais), práticas de segurança, capacidade de controle (informações oferecidas aos pacientes e seus acompanhantes) e qualidade de atendimento.
O Certificado de Acreditação, reconhecido em todo País e chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua), confirma o grau de excelência em uma série de itens avaliados na unidade. Na oportunidade, o prefeito Roberto Cláudio lançará o Programa de Acreditação do Instituto Dr José Frota e do Hospital da Mulher Zilda Arns.
O atendimento aos pacientes é feito a partir da classificação de risco, onde os mesmos passam por acolhimento, recebendo pulseiras com cores e informações sobre o tempo de atendimento. A prioridade é de acordo com a gravidade de cada caso e não por ordem de chegada, seguindo o Protocolo de Manchester.
Das cinco Unidades de Pronto Atendimento existentes em Fortaleza sob a gestão do município, entregue pelo Prefeito Roberto Cláudio, a unidade do Cristo Redentor foi a segunda a ser entregue e já nos enche de orgulho.
Fotos: Reprodução.