Páscoa saudável – Conheça os benefícios do chocolate

Comportamento|Estilo de vida

Não importa o tipo, se é meio amargo, ao leite ou branco, o chocolate é um alimento que encanta crianças, adultos e idosos, mas é também temido pela maioria das pessoas por seu alto valor calórico. Entretanto, com a proximidade da Páscoa, é quase impossível não experimentar pelo menos um pedacinho dessa maravilha. Para os que ainda têm dúvidas em relação a seus benefícios e perigos, a nutricionista comportamental Patrícia Cruz explica como escolher um bom chocolate para comemorar o feriado e ter uma páscoa saudável, sem se culpar no dia seguinte. Confira!

Principal produto do chocolate, o cacau é composto por uma gordura monoinsaturada (ácido oleico) e gordura saturada (ácido palmítico e esteárico) com baixa capacidade hipercolesterolêmica. Entre os minerais presentes no alimento está o magnésio, potássio, cálcio e cobre. “Todos estão relacionados ao melhor controle da pressão arterial e resposta glicêmica”, informa Patrícia Cruz. Neste sentido, complementa a nutricionista, quanto mais o consumidor souber sobre as qualidades do chocolate consumido “mais ele terá condições de descobrir sobre os benefícios que o produto faz no organismo”.

Para ajuda-lo, a nutricionista apresenta a seguir algumas qualidades dos chocolates mais comuns:

Chocolate ao leite: pasta de cacau, açúcar, leite fluído leite em pó evaporado ou condensado. Contém 30% de cacau;

Chocolate amargo: pasta de cacau com uma quantidade pequena de açúcar. Contém 70% de cacau;

Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite. Contém 4%;

Chocolate ao leite diet: contém pasta de cacau, manteiga de cacau, leite em pó e edulcorantes;

Chocolate em pó: cacau em pó e açúcar.

→ Benefícios do chocolate

O impacto do consumo do chocolate na saúde ocorre, principalmente, pela presença de flavonoides (catequinas e epicatequinas) que são antioxidantes que auxiliam na saúde cardiovascular. Esses efeitos são descritos como melhora da função plaquetária, ou seja, sensibilidade à insulina que representa um controle melhor da pressão arterial, entre outros benefícios. “Vale ressaltar que esses efeitos antioxidantes são mais visíveis no chocolate amargo, pois em 100g apresenta 53,0mg de catequinas, ao contrário do ao leite que apresenta 15,9mg”, explica Patrícia.

Para finalizar, lembre-se que para uma páscoa saudável o chocolate é permitido. Inclusive, pode fazer parte da sua dieta, é só comer com moderação!

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter