
O Brasil está passando por um momento econômico delicado, mas isso não significa que tudo está perdido. Segundo Lucas Saad, diretor da consultoria saad branding+design, existem algumas formas de reduzir os riscos e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.
Pensando nessa difícil tarefa, o especialista listou para o Pátio Hype oito dicas para quem pretende abrir ou melhorar seu negócio:
1. Compreenda bem seu mercado
Analisando seu mercado de atuação e observando as tendências relacionadas ao seu setor, você pode descobrir novas oportunidades que o ajudarão a preparar seu negócio não só para o curto prazo, mas também para o longo prazo;
2. Conheça bem seus públicos
Para melhorar seu negócio é importante conhecer seus diversos públicos e seus hábitos de consumo, comportamentos, crenças e valores, você poderá traçar estratégias mais assertivas e personalizadas para oferecer produtos e serviços relevantes para eles;
3. Analise seus pontos fortes e fracos
Tendo de forma clara seus pontos fortes e fracos e cruzando isso com as informações sobre seu mercado e público, você estruturará melhor suas decisões e chegará a resultados mais eficientes;
4. Se posicione
Saiba qual é seu principal diferencial, aquilo que fará com que as pessoas comprem de você e não de seus concorrentes;
5. Tenha um propósito claro e relevante
Praticamente nove entre dez brasileiros preferem comprar de marcas que tenham impacto social — e estão dispostos a pagar até 10% a mais por isso;
6. Alinhe sua comunicação
A consistência de uma mensagem clara e fundamentada em todos os pontos de contato com o cliente ajudará a ter mais sucesso na comunicação, colaborando para o sucesso da marca;
7. Estabeleça um diálogo com seu público
As pessoas cada vez mais fazem parte da construção de uma marca — elas gostam de interagir, opinar e participar de seu dia a dia;
8. Foque na experiência
Uma experiência coerente chega a constituir cerca de 48% do índice de fixação de uma marca;
Para finalizar, Saad lembra que o mercado está em constante mudança, por isso é tão importante estar atento. “Vivemos um período econômico delicado, mas se estivermos atentos as mudanças do mercado e buscarmos sempre melhorar e adaptar com agilidade nossos produtos e serviços, conseguiremos enfrentar a crise com um pouco mais de tranquilidade”, completa o especialista.
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