Não é preciso ser um grande fã do Big Brother Brasil para saber o que aconteceu na casa pouco antes da grande final, não é verdade? A hashtag #MarcosExpulso vem sendo um dos tópicos mais discutidos e a TV Globo não teve como evitar a expulsão do cirurgião plástico Marcos Härter do programa na noite da segunda-feira (10). O médico de 37 anos foi flagrado agredindo a estudante Emilly Araújo, de 20 anos, com quem tem um relacionamento na casa.
No entanto, assim como acontece com a maioria das mulheres que estão em um relacionamento abusivo, a sister Emilly não “percebeu” as agressões e, de certa forma, se culpou pela expulsão do namorado. O motivo? Isso acontece porque identificar um esse tipo de relacionamento não é algo tão simples quanto parece, pois o abuso dentro de uma relação não se resume à agressão ou violência, como muitas pessoas pensam.
Para ajudá-la a perceber os sinais de que você está vivenciando esse problema, o Pátio Hype elencou alguns indícios. Confira:
ELE QUER MANDAR NO SEU CORPO E NO QUE VOCÊ VESTE
Esse é o primeiro sinal de alerta, pois isso é tão comum que as pessoas começam a achar que é “normal” um parceiro querer controlar a roupa que sua namorada ou esposa usa. Se ele pede que você não use um tipo de roupa, de maquiagem ou de sapato, por exemplo, ele está abusando da autoridade que tem sobre você. E isso é abuso psicológico, ele está tentando moldar você ao que ele deseja, não deixe de ter vontade própria e use aquilo que te faz sentir bem.
QUER CONTROLAR AONDE VOCÊ VAI (E AONDE NÃO VAI)
Se ele critica os lugares onde você quer ir, acha ruim que você vai sair só com suas amigas ou acaba insistindo para que você vá para os lugares que ele gosta ou que só saia acompanhada dele: isso é abusivo. Abusivo e demonstra desconfiança em relação a você e você deve ter a liberdade de ir e se divertir com os seus amigos sem que seu parceiro tenha que “permitir”.
ELE TEM COMPORTAMENTO AGRESSIVO
Os agressores costumam responder de maneira exagerada a situações comuns, comentários, piadas e afins. Isso acontece porque têm baixa autoestima e, por isso, acreditam que tudo o que acontece à sua volta é uma espécie de ataque pessoal. Ficam ofendidos facilmente e se abalam até mesmo diante de uma crítica construtiva. O abusador é o tipo de pessoa que não aceita que ninguém discorde do que ele diz e não aceita que sua parceira sequer olhe para os lados – se for para um homem, então, já é o suficiente para que ele tenha certeza de que está sendo traído e isso pode desencadear agressões de diferentes tipos.
ELE FORÇA O SEXO
Não é porque vocês estão em uma relação que o sexo deve acontecer sempre que um quiser. Os dois têm que querer, e se um não quer isso é abuso sexual. Em um relacionamento abusivo o homem costuma ameaçar a parceira dizendo que vai procurar sexo fora de casa, caso ela não ceda. Tentar fazer sexo quando você não quer ou quando você está dormindo tem outro nome: estupro. Pense nisso!
É lógico que muitos homens também vivem em um relacionamento abusivo, tanto em casos de relação homossexual quanto heterossexual. Ainda assim, o número de mortes é muito menor. No caso das mulheres, os registros de violência doméstica crescem a cada ano. Portanto, se você se identificou com alguns dos pontos acima é sinal que precisa de ajuda.
Para falar com o Central de Atendimento à Mulher, ligue 180.
Fotos: Reprodução.