As praias, a culinária, a hospitalidade do povo e o artesanato são elementos que estão agregados à paisagem cearense e que fazem do estado uma grande atração turística para brasileiros e estrangeiros. Por isso, visando contribuir para o aumento da competitividade, da inovação e da sustentabilidade dos pequenos negócios da cadeia de valor do turismo, o Sebrae Ceará pretende investir R$6,3 milhões em ações em Fortaleza e alguns municípios da Região Metropolitana, do Cariri, Ibiapaba, Litoral Leste e Maciço de Baturité entre 2017 e 2018. Para isso, serão beneficiando pequenos negócios e potenciais empresários ligados ao turismo e sua cadeia de valor.
Conforme explicou o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, o objetivo da instituição é trabalhar em prol do desenvolvimento destes territórios, tendo o turismo como uma das âncoras essenciais. “Além de buscarmos o fortalecimento das empresas da cadeia de valor do turismo destas regiões, queremos conectar estas ações com os outros projetos das áreas de comércio e serviços, indústria e agronegócio que o Sebrae já desenvolve nestes territórios. O nosso grande desafio é alcançar resultados que contribuam para o desenvolvimento sustentável destas regiões”.
Cartaxo disse que esta visão faz parte de uma nova estratégia de atuação do Sebrae para os projetos turísticos de todo o País, baseado no conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (Smart Destination), adotado pela instituição. Este novo conceito, segundo ele, é inspirado na ideia das Cidades Inteligentes (Smart Cities). A diferença é que enquanto as Cidades Inteligentes levam em conta competitividade, capital humano e social, os Destinos Turísticos Inteligentes se fundamentam em três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
De acordo com a gestora estadual de turismo do Sebrae Ceará, Evelyne Tabosa, este conceito de Destinos Turísticos Inteligentes será levado para as Rotas Turísticas implantadas ou em processo de implantação no estado do Ceará. São elas, a Rota das Falésias, no Litoral Leste; Rota do Café, no Maciço de Baturité, Rota de Ecoturismo e Turismo Sustentável da Ibiapaba e Rota Turística do Cariri.
São de projetos inovadores como esse, que buscam conciliar lazer, negócios e sustentabilidade, que o Brasil precisa. Que a ideia possa abranger ainda mais áreas do País.
Fotos: Reprodução.