Neste domingo, recebemos a triste notícia do falecimento do cantor Jerry Adriani, aos 70 anos de idade. O cantor lutava contra um câncer e havia sido internado devido a uma trombose em uma das pernas.Quem é muito novinho talvez nunca tenha ouvido falar nele, mas Jair Alves de Souza – seu nome de batismo – sem dúvidas foi um dos maiores ícones e galãs da Jovem Guarda.
Jerry Adriani começou sua carreira em 1964, cantando músicas em italiano. Ao lançar seu primeiro disco intitulado Italianíssimo, não demorou a fazer grande sucesso. No ano seguinte, lançou seu segundo disco, em português, chamado Um Grande Amor, e logo sua carreira se consolidou.
Mas foi no comecinho da década de 70, após descobrir aquele que viria a ser um dos maiores ídolos do rock nacional, que Jerry Adriani se destacou. Sim, foi ele quem descobriu ninguém menos do que Raul Seixas, de quem também foi produtor por um tempo. Em 1971 ele gravou uma composição de autoria de Raul que se tornou uma das músicas mais conhecidas de Jerry: Doce, Doce Amor.
Além de cantar, Jerry Adriani também se dedicou ao cinema e à televisão. Ele foi apresentador de programas como Excelsior a Go Go e A Grande Parada. Já nas telonas, ele gravou Essa gatinha é minha (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); Jerry, A grande parada e Jerry em busca do tesouro. COnfira abaixo um trecho do longa em que se apresenta a dupla Os Jovens com o hit Você Fala demais:
Em 2014, ele completou 50 anos de carreira. Seus planos eram de lançar uma autobiografia e um disco com canções inéditas de Raul Seixas. infelizmente, ele só conseguiu cumprir uma meta. Este ano ainda deve ser lançada uma biografia do cantor, com um material que o próprio Jerry havia escolhido e separado antes de entregar a Marcelo Froes, amigo pessoal e autor do livro Jovem Guarda: Em Ritmo de Aventura. Já o disco com canções de Raul, infelizmente, não será terminado por Jerry.
A gente aqui do No Pátio lamenta muito por esta perda para a música popular brasileira e deixa aqui nossa singela homenagem ao que foi e sempre será um galã da Jovem Guarda.
Fotos e vídeos: Reprodução