4 truques simples para melhorar a memória sem esforço

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Compromissos, nomes, coisas ditas por amigos e chefe… Na vida atribulada de hoje, é tanta informação que fica difícil guardar tudo na memória, não é mesmo? A maior parte das pessoas só percebe que esse bem precioso não está tão bom quando precisa realmente dele e, embora esquecer algumas coisas seja vantajoso em determinados momentos, confundir o nome de um cliente, por exemplo, pode trazer grandes prejuízos.

Muitos fatores levam às falhas de memória e alguns são, inclusive, costumes do dia a dia que muitas vezes nem associamos com eventual falha. Para que episódios constrangedores não aconteçam, há alguns truques que podem ser usados para “fixar” informações no seu cérebro e melhorar a memória sem esforço. Confira alguns:

REPITA MUITAS VEZES

Esta é uma boa estratégia para quem precisa fazer uma apresentação, por exemplo. Repita, seja falando ou pensando, o que precisa ser dito. Faça isso várias vezes. É claro que, na hora H, um ou outro erro pode acontecer. Mas a repetição fará com que os deslizes sejam mais improváveis.

FAÇA LISTAS

Fazer anotações em tópicos enquanto se está em uma aula, reunião ou palestra aumenta a capacidade de nossa memória por ajudar a fixar a informação na mente. Ao ouvir algo, escrever e reler automaticamente enquanto escreve aumenta o número de vezes que o cérebro recebe aquela informação, facilitando a fixação.

FAÇA ASSOCIAÇÕES

Outro truque interessante para “puxar” informações dos confins da memória é fazer associações. Por exemplo: para lembrar que alguém mora no número 2216 de alguma rua, lembre-se dos “patinhos na lagoa” dos dois primeiros números e de como os dois últimos podem ser “uma boa ideia”. Dê asas à imaginação.

LEIA

Além de adquirir mais cultura e ter a possibilidade de conhecer novas histórias, a leitura é uma das melhores maneiras de estimular e melhorar a memória sem esforço. Fazer resumos do que você lê e ter como hobby palavras cruzadas também vão ajudar a fortalecer seu cérebro.

Lembrando que melhorar a memória não é apenas estimular a mente com atividades difíceis, relaxar e ter uma vida social ativa diminui o estresse, estimula a aprendizagem e aumenta as habilidades de raciocínio e argumentação. Portanto, além de seguir nossas dicas para melhorar a memória sem esforço, trate de relaxar!

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter