Agricultor vira artista em interior do Ceará

Hype da terra|Hypeando

Imagina trabalhar a vida inteira no campo e ter como hobby fazer esculturas em madeira. Até que, um belo dia, o que era apenas um passatempo vai fazendo cada vez mais parte do seu dia e, aos poucos, você vai se tornando artista plástico. É exatamente essa história do agricultor Iris Pinheiro, de 75 anos, que mora em Solonópole, cidade do interior do Ceará a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza.

Além de levar uma vida simples de trabalhador no campo, Iris Pinheiro tem um dom para lá de especial: ele trabalha como artista plástico fabricando esculturas em madeira há mais de 40 anos. A temática de seu trabalho é variada: de reprodução de grandes obras como a Abaporu (vide abaixo), de Tarsila do Amaral, a esculturas próprias com temáticas sociais, religiosas e outras.

Mas quem pensa que do nada o agricultor resolveu trabalhar como artista plástico em Solonópole, está enganado. O bisavô de Iris Pinheiro é o responsável pelas obras de arte que estão na igreja municipal da cidade. Ou seja: o talento é de família! As peças feias por Pinheiro ficam expostas em sua própria casa e também guardadas em um pequeno sítio que ele usa de oficina.

Pinheiro também faz obras por encomenda e diz que o valor varia de acordo com o tempo que cada peça leva para ser produzida. Que bonito o trabalho dele, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter