Filmes de guerra que abordam o antibelicismo, com produções de alguns destacados diretores que ousaram abordar o tema, enfatizando não propriamente o conflito, mas a natureza de suas motivações e as consequências nefastas por ele gerado. Isso é o que você pode conferir na Mostra Gêneros de Cinema do mês de maio. Com toda programação gratuita, a mostra acontece de terça-feira (02/5) a domingo,(07/5), no Cineteatro São Luiz.
Entre os títulos que serão exibidos estão “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola, “Dr. Fantástico”, de Stanley Kubrick, e “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin. “Em tempos de Trump e Kim Jong-um, onde o mundo vive mais uma vez o temor de uma guerra nuclear, esses filmes nos lembram do quão insana e irracional é a violência, particularmente aquela deflagrada em conflitos entre nações, onde o nível de destruição em massa costuma ser elevado à enésima potência”, afirma sobre a mostra o programador e curador do Cineteatro São Luiz, Duarte Dias.
Além das produções citadas acima, a mostra também oferece outros clássicos do gênero, como “O Pianista”, de Roman Polanski, “Nada de Novo no Front”, de Lewis Milestone, “Inferno no Pacífico”, de John Boorman, e “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg, constando ainda “Platoon”, de Oliver Stone, e dois marcantes filmes realizados pelo diretor Clint Eastwood, “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima”, produções que se complementam do ponto de vista histórico, posto abordarem, por visões distintas, a sangrenta batalha que se deu entre soldados norte-americanos e japoneses pela conquista da ilha de Iwo Jima, durante a Segunda Grande Guerra Mundial.
A exibição da Mostra Gêneros de Cinema tem início a partir das 16h, trazendo toda a relação de contextos dos filmes desse gênero. “Essa é outra característica dessa mostra, o diálogo entre algumas das produções”, ressalta Duarte Dias.
Fotos: Reprodução