Conhecido como açúcar verde e folha de mel, a stévia é caracterizada como adoçante/edulcorante não calórico. Uma planta nativa da América do Sul que possui dois compostos principais (esteviosídeo e o rebaudiosídeo) que conferem um sabor doce. De acordo com a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, a stévia é um modo saudável de adoçar bebidas e alimentos quando é necessário fazer restrição do uso de açúcar, como no caso de portadores de diabetes mellitus e pessoas com necessidade de controle de peso. Sendo assim, é um adoçante natural, pouco metabolizado pelo organismo.
Para esclarecer algumas dúvidas acerca deste tipo de adoçante e com o fim de esclarecer como deve ser utilizado, a especialista aponta quais são as ações e benefícios dessa planta.
Diferença entre adoçar comidas e bebidas com stévia ou com adoçante
A stévia faz parte da categoria de edulcorantes artificiais. “A principal diferença está no sabor residual, característico de cada edulcorante artificial”, descreve a nutricionista Patrícia Cruz. Além disso, a stévia pode ser utilizada em qualquer alimento e bebida, inclusive, em temperaturas elevadas, segundo a FAO/OMS.
Qualquer pessoa pode utilizar esse açúcar?
“Qualquer um pode fazer o uso da stévia, a não ser que a pessoa seja intolerante ou alérgica aos componentes esteviosídeo e o rebaudiosídeo, que são a principal fonte doce da planta”, explica Patrícia.
Aliado da dieta
Se o objetivo é alcançar um peso saudável a stévia é uma aliada. O edulcorante não calórico pode substituir o açúcar de forma eficiente, sem acrescentar calorias à dieta. “A stévia também é um aliado para portadores de diabetes mellitus, pois, auxilia no controle glicêmico”, complementa a especialista.
Recomendação de uso
A recomendação é calculada de acordo com a JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e a ANVISA que também usa a mesma instrução no Brasil. A ingestão diária recomendável (IDA) é de 4 mg/kg de peso corporal por dia. Exemplo nutricional: uma pessoa de 70 kg pode consumir até 108 gotas de saches/dia.
Agora que você já sabe tudo sobre o stévia, é só cuidar mais da sua alimentação e ter um estilo de vida mais saudável.
Fotos: Reprodução.