‘Prelúdio para danças caboclas’ no TCC

Agenda Cultural|Cultura

A Temporada de Artes Cênicas do Teatro Carlos Câmara (TCC) continua com tudo nesse mês de maio! O TCC apresenta o espetáculo “Prelúdio para danças caboclas”, da Cia Balé Baião, de Itapipoca (Ce), às quintas-feiras, em duas sessões, 12h30 e 16h, com entrada gratuita. O trabalho tem direção de Gerson Moreno e traz a narrativa de três homens negros-indígenas-caboclos, que escrevem com seus movimentos histórias singulares, através de ritmos pulsantes nascidos no ventre do povo, nos terreiros de umbanda, nas periferias, favelas e vielas brasileiras.

“Prelúdio para danças caboclas”, fala de trajetos que se entrelaçam, idades distintas que se transmutam pelo encontro. Em uma perspectiva contemporânea, espiritual e política, o trabalho anuncia uma dança ancestral que evoca tempos, histórias, personagens, divindades de ontem e hoje, para celebrar possíveis hibridações e evocar caboclas dramaturgias brasileiras. Assim, em cena três corpos dançantes se fazem “abertos para incorporar” suas ancestralidades: curandeiros, pajés e guerreiros, dançando na vibratória de maracás, tambores, loas e clamores.

Cia Balé Baião
Com mais de duas décadas de trabalho, a companhia já é consolidada no setor artístico. Em Itapipoca, o grupo é pioneiro no cenário da dança, desenvolvendo pesquisa, criação, formação continuada e difusão de Dança Negra Contemporânea Brasileira. Tudo isso com forte inserção na comunidade. As estéticas, poéticas e dramaturgias de suas obras nascem de questões que atravessam o Corpo Híbrido/Político/Afro-indígena/Interiorano e configuram-se por meio de experimentos/laboratórios de criação dirigidos pelo coreógrafo/fundador da Cia, Gerson Moreno, e artistas convidados.

Serviço:
Temporada de Artes Cênicas -Prelúdio Para Danças Caboclas (Cia. Balé Baião)
Quintas-Feiras de Maio, às 12h30 e às 16h
Teatro Carlos Câmara. Rua Senador Pompeu, 454 (Centro)

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter