Com o objetivo de refletir sobre as políticas do ser-junto, a fim de discutir sobre as formas de resistência em coletivo, o Grupo Teatro Máquina, em parceria com a Secretaria da Cultura, realiza nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), a segunda edição do Seminário Arte & Política. A programação tem presenças confirmadas de lideranças comunitárias da cidade e de coletivos artísticos com sede em Fortaleza, Maracanaú e Itapipoca. A programação do encontro acontece no Teatro Carlos Câmara, a partir das 18h e com acesse gratuito.
As perguntas disparadoras que levaram à proposição desta segunda edição do Seminário Arte & Política são: Como temos lidado com o esgarçamento da noção de política? Como lidar com a lei do mercado, insistindo na produção de obras abertas, na formação e na criação desinteressadas no sucesso como fim de uma produção em artes? Qual o novo topos para a produção em arte, diante de políticas culturais descontinuadas? O interesse pelo encontro e pela troca de experiências é uma forma que achamos de discutir esse novo topos para as artes.
Fran Teixeira, diretora do Máquina e coordenadora da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE), lembra que a política tem se esgarçado como noção, perdendo um lugar, um topos, de onde se pode defini-la, tem se retraído. “É difícil identificar o que é propriamente político, porque a política está em estado de desconstrução”, reflete, “por exemplo, polaridades como esquerda e direita que cada vez mais fazem sentido apenas espacialmente e cada vez menos ideologicamente, porque essas polaridades estão sujeitas a lei que perseguem equivalências, como a lei do Mercado”.
Esta edição do Seminário Arte & Política se estabelece em um formato de exibição de obras seguido por mesas com relatos de experiência, nas quais coletivos e artistas de diferentes linguagens podem articular suas práticas em grupo às formas de resistência e criação.
Serviço:
SEMINÁRIO ARTE & POLÍTICA
Dias 23 e 24 de maio de 2017, das 18h às 21h
Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454. Centro.)
Contatos: 85-3254.5980 / 99914.4681|
Fotos: Reprodução