Estão reunidos na capital cearense, especialistas do mundo todo para participar da I Conferência Mundial e Turismo. O evento tem o objetivo de traçar as metas relacionadas ao desenvolvimento do turismo brasileiro nos próximos anos, em decorrência da realização da Copa do Mundo de 2014. Foram apresentados nas palestras casos bem sucedidos de outros países. “Que os exemplos apresentados sirvam para que gestores públicos, municipais e estaduais percebam como se fazem grandes destinos”, ressaltou Bismarck Maia, secretário de turismo do Ceará.
Os preparativos para a Copa do Mundo é um dos desafios para os próximos anos. O secretário geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, falou da importância de planejar o evento pensando na economia local e que o sucesso da Copa é medido a longo prazo, através dos benefícios deixados à população local. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia projetos no setor, também participou do evento e anunciou que irá enviar 150 milhões de dólares ao Ceará, nos próximos quatro anos.
“Recentemente, comprometemos R$ 1 milhão de dólares em uma linha de crédito para turismo nos estados brasileiros e o Ceará foi o primeiro estado a acessar essa linha. Nossa visão é que o turismo é um fator decisivo para o desenvolvimento sustentável”, disse Alexandre Meira da Rosa, gerente de infraestrutura do BID.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará, o estado deve bater o recorde em número de turistas na alta temporada de 2011. Está previsto que quase 1 milhão pessoas visitem o Ceará, durante o período de 15/12 a 15/02, 17% a mais que a temporada passada. Nos últimos cinco anos, o aumento da renda gerada pelo turismo foi de quase 63%. O Ceará é o quarto estado mais visitado do Brasil e o primeiro do nordeste que mais recebe turistas estrangeiros.
Foto: Reprodução.