Dalí: A Divina Comédia permanece até o dia 02 de julho na CAIXA Cultural Fortaleza. A exposição Dalí: A Divina Comédia reúne 100 gravuras deste mestre do surrealismo produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, sob encomenda do governo italiano para ilustrar uma edição comemorativa aos 700 anos de nascimento de Dante Alighieri (1265-1321). O acervo pertence a uma coleção privada da Espanha.
Alguns conjuntos desta obra de 100 gravuras de Dalí foram impressos com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último. Os trabalhos foram apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o “Inferno”, em 1962, o “Purgatório” e, em 1964, o “Paraíso”. As imagens ilustram cada canto do poema épico A Divina Comédia, de Dante, percorrendo sua viagem imaginária, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado por sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.
Esta é uma das criações mais apreciadas de Salvador Dalí (1904-1989), pintor, escultor e gravurista catalão que alcançou projeção mundial por sua obra surrealista, com imagens inusitadas e muitas vezes bizarras, de grande riqueza plástica, alusivas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Vale a pena conferir!
Escolas, universidades, faculdades, grupos de estudo de artes e demais interessados podem agendar visitas guiadas à exposição. O agendamento é gratuito e pode ser feito com a equipe da bilheteria.
Serviço:
Exposição: Dalí: A Divina Comédia
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 26 de abril a 02 de julho de 2017
Horários: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Entrada Gratuita / Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Fotos: Reprodução