Dica cultural para o início de junho! Dos dias 2 a 4, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta o espetáculo teatral Curral Grande, do Coletivo Ponto Zero. Dirigida por Eduardo Machado, a peça mostra a graça e a miséria de um povo que sofreu e vem sofrendo com os processos de higienização social presentes na história do Brasil.
A montagem é baseada na obra do pesquisador e dramaturgo Marcos Barbosa e circula pelo País desde 2014, arrematando vários prêmios. A encenação se utiliza de ares das décadas passadas, do cinema mudo e da rádio novela, elemento de forte presença na década de 30, permeando divertidamente as oito cenas independentes que relatam a história dos “Currais do Governo” nos campos de concentração durante a seca no Ceará.
O espetáculo é composto por cenas independentes, porém correlacionadas, que apresentam diversas facetas da história – através de personagens que moram em uma casa simples no meio do sertão, também uma família abastada da capital Fortaleza, assim como na cúpula do Governo até chegar, de fato, aos campos de concentração. Assim, Brisa Rodrigues, Brunna Scavuzzi, Carlos Darzé e Lucas Lacerda se revezam em mais de quarenta personagens, estabelecendo um “jogo” com formas estéticas diferentes: da construção realista à caricatura, do teatro épico narrativo à narrativa.
Curral Grande trata, principalmente, da importância das histórias que precisam ser lembradas.“É uma peça sobre viver. Sobreviver é preciso. No meio de tantas contradições, o Ponto Zero foi o (re)encontro com nossa história, que parece que só se repete”, afirma o diretor Eduardo Machado.
Serviço:
Espetáculo teatral Curral Grande
De 2 a 4 de junho, na CAIXA Cultural Fortaleza
Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Horários: sexta às 20h | sábado às 18h e 20h | domingo às 19h
Classificação indicativa: 16 anos / Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 01/06, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Fotos: Reprodução