Vinte atrações culturais em dez dias de programação gratuita, em um evento de incentivo à produção e difusão da música instrumental em suas variações do erudito ao popular. Assim podemos descrever o Concertos Solidários –Festival Alberto Nepomuceno. A sexta edição do festival acontece de 02 a 11 de junho em Fortaleza, Canindé e Juazeiro do Norte.
Entre as apresentações que alargam e extrapolam referências ao compositor, pianista, organista e regente cearense Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), os músicos farão homenagens a Belchior, incluindo canções dele nos espetáculos. Além disso, nas apresentações o Festival estimula ainda a arrecadação de materiais de limpeza para doação às instituições benemerentes. Nessa 6ª edição será contemplado o CAVIVER–Centrode Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer, ONG que trabalha com crianças socialmente desfavorecidas do Estado do Ceará com as principais causas de cegueira infantil.
Ao contemplar os vários modos de ouvir, aprender, ensinar, fazer e ecoar música, o Festival Alberto Nepomuceno é instrumento de inclusão social e acessibilidade cultural na ocupação de espaços públicos coletivos, como igrejas, escolas públicas, biblioteca se ao alcançar as populações rurais cearenses. “A programação gratuita e aberta ao público de todas as idades e camadas sociais, sem distinção de escolaridade ou de iniciação, reforça e amplia as integrações propostas nas cinco edições anteriores”, referenda Cris Queiroz, diretorado Festival pela Vagalume Produção Cultural e Comunicação.
O 6º Concertos Solidários – FAN avança na formação de público musical e na irradiação da partilha de saberes e fazeres. O evento tem patrocínio do Banco do Nordeste e do Grupo Marquise.
Serviço:
6º Concertos Solidários –Festival Alberto Nepomuceno
De 02 a 11 de junho em Fortaleza, Canindé e Juazeiro do Norte
Toda a programação é gratuita
Fotos: Reprodução