Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do circuito turístico-cultural da cidade de Fortaleza, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lançou o Edital de Ocupação Artística e Cultural do Teatro Carlos Câmara 2017. A proposta conta com investimento de R$ 400 mil do Governo do Estado e visa selecionar um projeto de ocupação para o teatro, com a finalidade de dinamizar e qualificar ainda mais o funcionamento e a programação do TCC junto aos artistas, grupos, organizações culturais e espectadores, compartilhando com a sociedade o processo de curadoria e funcionamento.
Poderão participar do Edital apenas Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, com sede e foro no Estado do Ceará, com no mínimo 03 (três) anos de funcionamento regular e atuação na área cultural. O edital ficará disponível no site da Secult para conhecimento das instituições interessadas e de toda sociedade até 11 de junho de 2017. Imediatamente após o período de divulgação, serão abertas as inscrições, no período de 12 a 21 de junho. As inscrições serão gratuitas e exclusivamente online pelo mesmo site.
A entidade selecionada trabalhará com a Secult para diversificar a oferta de produtos, serviços e atividades artístico-culturais cearenses nos espaços e na programação do Teatro Carlos Câmara, promover a formação de público, incentivar a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais de Fortaleza e regiões do Estado, consolidando o teatro como espaço de referência para experimentação artística no âmbito da cultura.
A proposta de ocupação selecionada será realizada de julho a dezembro de 2017 e poderá contemplar múltiplas linguagens artísticas e distintas manifestações, em sintonia com a política cultural do Estado. A intenção é contribuir com as políticas de requalificação do Centro de Fortaleza, por meio de ações que envolvam e beneficiem as comunidades do entorno, além da oferta de espetáculos locais de excelência.
Fotos: Reprodução