Festival da Música Jovem Independente

Agenda Cultural|Cultura

Abrindo espaço para as novas produções musicais do Ceará, o Festival da Música Jovem Independente acontece neste sábado (3/6) e domingo (4/6), na Praça das Flores, em Aquiraz. Em sua primeira edição, o evento tem como objetivo valorizar e divulgar os grupos e artistas de estudantes cearenses que estão iniciando carreira, além de incentivar a profissionalização no cenário musical. Com uma mostra competitiva de bandas das cidades de Fortaleza (Alforria Social, Tropa de Rua e Maré Alta), Beberibe (Sms e Sonhart) e Aquiraz (Quarteto Terra), o Festival tem início, no sábado, às 16h. Os pernambucanos do Mundo Livre S/A se apresentam no domingo, encerrando o Festival, ao lado da banda vencedora, às 18h.

O Festival da Música Jovem Independente é um projeto de realização da Fundação Brasil Cidadão, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Enel, Santa Clara e da Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura do município. Voltado, essencialmente, para a busca e reconhecimento de novos talentos que despertam no Estado, a programação é composta por uma mostra competitiva, que premiará a melhor banda entre as cidades do litoral leste e a capital cearense, e oficinas ministradas por profissionais cearenses.

“O Festival da Música Jovem Independente surge como oportunidade no Estado para jovens músicos. Segundo levantamento da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará,  há praticamente um grupo de música em cada edifício residencial em Fortaleza. Isso demonstra a riqueza que se pode encontrar em grupos que estão se formando, grupos que ensaiam por semanas, mas estão fora do circuito comercial, fora da cena de música local, muitas vezes por falta de espaço. Essa dificuldade de se apresentar na cidade se amplia quando se trata produção musical autoral”, destaca o presidente Fundação Brasil Cidadão,  João Bosco Carbogim.

Aliado à mostra competitiva e à atividade formativa, o Festival trará também, ao palco principal, um grupo de renome nacional, buscando expandir o repertório e a fruição musical e as trocas de experiências durante o evento. Toda a programação do Música Jovem Independente será com entrada franca, proporcionando maior democratização do acesso à cultura.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter