Considerado um dos maiores eventos voltados às questões relativas aos Museus, o Fórum Nacional terá sua próxima Edição realizada em Fortaleza. A decisão da capital cearense para sediar o 8º Fórum Nacional de Museus ocorreu no sábado, dia 3/6, último dia de atividades dos grupos de trabalho e reuniões ocorridas durante a programação do 7° a Fórum Nacional de Museus de 2017, em Porto Alegre.
Durante a Plenária Final, todos os envolvidos no Fórum estiveram reunidos para a deliberação de moções, documentos, cartas e recomendações. Com maioria dos votos, Fortaleza foi selecionada para sediar o evento, em 2019, por meio do apoio manifesto do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos e defesa realizada, em Plenária, pela diretora do Sobrado dr. José Lourenço e representante da Rede de Educadores em Museus do Ceará (REM-CE) e SECULT/CE, Natália Maranhão, pelo Coordenador da Rede Cearense de Museus Comunitários, João Paulo Vieira, e pelo articulador da Rede Indígena de Memória e Museologia Social, Suzenalson Kanindé. Várias Redes de Museus de diversos estados brasileiros manifestaram apoio ao Ceará.
Já o representante do setor de museus no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), eleito para o biênio 2018-2020 pelos participantes, foi o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus( Icom), com 97 votos. A suplência fica com o Conselho Federal de Museologia (Cofem), que obteve 94 votos.
O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Esta resolução impactará fortemente nas regiões cearenses, trazendo questões de museologia social, o fortalecimento do Sistema Estadual de Museus, hoje atuante e ganhador do edital de fortalecimento dos Sistemas no Ibram.
Fotos: Reprodução