Muitas famílias brasileiras atravessam atualmente um período de dificuldades financeiras, enfrentando inclusive o problema do desemprego. E pode não parecer, mas as crianças, ainda que pequenas ou com pouca idade, acabam vivenciando e observando de perto os reflexos de um momento de crise ou dificuldade financeira. Portanto, saber como falar sobre a crise de forma prática e até mesmo otimista é extremamente necessário. Afinal, além de ser uma maneira de exercitar a sinceridade com os pequenos, uma boa conversa sobre a situação financeira do país ou da sua família, pode ser uma ótima oportunidade para ensinar as crianças um pouco mais sobre o valor do dinheiro, a importância de economizar e outras noções iniciais de educação financeira.
“Na infância são desenvolvidos comportamentos levados ao longo da vida. Momentos de crise, como o que vivemos, são oportunos para educar financeiramente. Então converse de forma tranquila e estimule que tenha sonhos”, orienta Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, empresa pioneira no ramo no Brasil.
O especialista ressalta também que as crianças estão constantemente expostas a notícias e conversas entre adultos, acostumando-se a observar as reações dos pais frente aos problemas. Exatamente por estes motivos, o diálogo é imprescindível para que os pequenos compreendam uma situação na qual é preciso segurar um pouco mais as finanças da casa e para que eles não se sintam assustados ou em situação de perigo.
Se você tem dúvidas sobre como abordar estes assuntos com seus filhos em casa, confira abaixo 10 orientações super úteis para ajudar!
1- Os adultos devem se reunir antes, separados das crianças, para falar sobre o tema
2- Considere esta uma oportunidade para dialogar abertamente, fortalecer os valores da família e praticar a educação financeira
3- A intenção não deve ser assustar ou deixar as crianças preocupadas, e sim explicar o que se passa
4- Não minta ou faça promessas que não pode cumprir, fale sobre o que está acontecendo de forma sincera e simples
5- Esclareça que há sim problemas, mas que a família está tomando atitudes para resolver e que as coisas irão melhorar
6- Estimule bons hábitos, como não desperdiçar água, energia elétrica e alimentos, por exemplo
7- Se mostre aberto para falar sobre o tema e pergunte se os pequenos têm dúvidas ou medos. Lembre que são criativos e podem querer ajudar
8- Peça para as crianças falarem ou desenharem seus sonhos, esclarecendo que elas podem sim conquistar
9- Sugira que poupem moedas em cofrinhos de tamanhos diferentes, para sonhos de curto, médio e longo prazo
10- Aproveite-se de recursos lúdicos, como livros de educação financeira específicos para crianças.
Agora que você já tem as dicas, que tal chamar as crianças para uma boa conversa em família? No final das contas, uma crise financeira que com certeza vai melhorar e é passageira, pode servir até para unir mais ainda a sua família. Aproveite e veja as coisas sempre pelo lado bom!
Com informações da DSOP Educação Financeira
Fotos: Reprodução