Quais as perspectivas para a construção de uma Arte Descolonial? Este ano a Exposição Fórum organizada pelo Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço convida artistas, pesquisadores e demais membros cooperadores dos mundos da arte a criar/pensar a respeito desta nomeação. A ideia da iniciativa é reunir teoria e prática, um espaço para participar e enriquecer o conhecimento por meio de diferentes projetos para convergirem, divergirem e, acima de tudo, contribuírem para o tema proposto. O evento acontece entre os dias 9 e 30 de setembro e as chamadas de trabalhos seguem abertas até o dia 22 de julho.
Com o nome influenciado pelo trabalho do Museólogo Duncan Cameron, a Exposição/Fórum, cuja primeira edição ocorreu em 2016, visa proporcionar um espaço de debate livre, sem formato único, e múltiplo em suas manifestações. O evento neste formato aconteceu e reuniu pesquisadores, artistas, curadores, produtores, gestores e outros colaboradores de alguns estados brasileiros para pensar e criar a partir de determinado tema.
Para além de um período histórico, inscrito na cronologia linear da História da Arte, entendemos que Arte Descolonial é uma prática, um ato político, uma perspectiva expandida para o artista do tempo presente, onde a memória é instrumento de luta e resistência, portanto, de praticar permanentemente a descolonização do pensamento. Criar a partir de uma prática descolonial do pensamento será problematizar a herança colonial? Será partir de uma compreensão que considera diversos centros de consciência e questiona uma perspectiva atropo/eurocêntrica?
A pretensão da iniciativa é justamente reunir nesta edição de 2017 da Exposição Fórum trabalhos acadêmicos, experiências de professores de artes, criação artística, entre outras ações e produções acadêmicas que possam contribuir com a noção de Arte Descolonial.
Serviço:
Exposição Fórum – Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço
Chamadas de trabalhos seguem abertas até o dia 22 de julho
Leia e conheça um pouco mais na página do evento:https://sobrado3107.wixsite.com/exposicaoforum
Fotos: Reprodução