Na tentativa de dar vazão ao potencial artístico e criativo da região do Grande Bom Jardim , o Centro Cultural e projetos como o É NOIZ PERIFA, somam-se ao coletivo de lutas e iniciativas que tentam transformar a realidade do bairro. Para potencializar esse intercâmbio o encerramento do projeto apresenta a mostra “Arena Dragão”, na qual artistas e grupos orientados pelo ocupam programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre os dias 7 e 9 de julho, com 10 apresentações do circo ao audiovisual, passando pela dança, música e teatro.
A proposta é fortalecer a cadeia cultural da região, a partir de formação e orientação técnicas em cinco linguagens artísticas, sob a tutoria de artistas e coletivos renomados do grande público. Além das apresentações artísticas, a Arena Dragão se espalha pelos espaços do centro cultural. Entre os dias 7 e 31 de julho, a Multigaleria recebe a Exposição “Mulheres Fotógrafas e Mulheres do Bom Jardim”, com fotografias feitas por mulheres da região em oficina com a fotógrafa Jamile Queiroz; o espaço Arena do Dragão expõe a Feira da Economia Solidária e Criativa, de artesãos e empreendedoras(es) do GBJ, das 17h às 20h, além de alguns shows, durante todo o evento e na abertura, com apresentações do Catiguria DJs e The Good Garden, banda e produtora musical originária do Bom Jardim.
O projeto É NOIZ PERIFA aconteceu no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), de janeiro a maio deste ano, voltado para fomento, formação e difusão das produções culturais do Grande Bom Jardim (GBJ) e adjacências, região compreendida por cinco bairros da Regional 5 de Fortaleza: Siqueira, Granja Portugal, Canindezinho, Granja Lisboa e Bom Jardim. Com patrocínio da Cagece, o projeto “É NOIZ PERIFA – Ações de Difusão e Criação” é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Instituto Dragão do Mar, por meio do CCBJ.
Fotos: Reprodução