A proposta foi aprovada com um voto contrário, da deputada Fernanda Pessoa (PR), que solicitou a apuração do seu voto em separado. A PEC nº 07/2017, de autoria do deputado Heitor Férrer (PSB), que extingue o TCM, também incorpora todos os servidores efetivos daquela corte ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), incluindo os procuradores e auditores que atuam perante os Tribunais.
Na justificativa, o autor do projeto aponta a possibilidade de absorção integral das funções do TCM pelo TCE, preservando também todos os servidores, e chama atenção para o elevado ônus ao erário do Estado com a manutenção de dois tribunais de contas. Ainda segundo o parlamentar, apenas os estados de Goiás, Bahia, Pará e Ceará contam com dois tribunais de contas.
A reunião foi presidida pela deputada Dra. Silvana (PMDB) e contou com as participações dos deputados membros Antônio Granja (PDT), Evandro Leitão (PDT), Elmano Freitas (PT), Osmar Baquit (PSD), Carlos Felipe (PCdoB), Fernanda Pessoa (PR), e Roberto Mesquita (PSD), suplente da deputada Dra. Silvana. Os deputados Jevoá Mota (PDT), Bruno Gonçalves (PEN), João Jaime (DEM) e Odilon Aguiar (PMB) também participaram da reunião, embora não integrem a Comissão.
A questão segue para votação com opiniões polêmicas dos dois lados da questão. Aproveita e conta pra gente aqui nos comentários: o que você pensa sobre o assunto? Queremos saber!
Fotos: Reprodução