Prefeitura de Fortaleza é destaque no programa “Como Será?” da Rede Globo

Acontece|Educação|Fortaleza

 

O ensino público municipal em Fortaleza e as ações da Prefeitura de Fortaleza em prol da educação vem atingindo resultados positivos e recebendo destaque na imprensa nacional e até fora do Brasil. Desta vez, algumas das ações foram reconhecidas e divulgadas no programa “Como Será?”, exibido na Rede Globo, no último sábado (22).  A ação destacada foi a ação pioneira da Escola de Tempo Integral Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque, por aliar o ensino à prática, fomentando questões como sustentabilidade, consciência social e ecológica.

“Fomos destaque nacional no programa Como Será?, da TV Globo, pela iniciativa de colocarmos placas de energia solar na Escola de Tempo Integral Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque. Graças a ação, os estudantes dessa escola podem ver na prática como funciona e quais os benefícios da utilização de uma energia renovável. Com muito trabalho e dedicação, estamos conseguindo transformar a educação dos nossos jovens, oferecendo, assim, a oportunidade de um futuro melhor”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.A escola é a primeira da rede pública de ensino, em todo o Ceará, a funcionar também com energia solar. O equipamento conta com dez placas fotovoltaicas para produção da sua própria energia, estimada em 4.500 kWh/ano, gerando uma economia de cerca de R$ 2 mil por ano.

“Essa foi a nossa primeira experiência na educação municipal para captação de energia solar, e temos planos de ampliação para outras unidades. É uma iniciativa importante, inclusive pela questão pedagógica, já que aliamos teoria e prática, além da redução dos custos. Nós trabalhamos um projeto educativo com professores e alunos para abordar a preservação do meio ambiente, a importância das energias renováveis. São ações que merecem reconhecimento, e vamos continuar expandindo”, destacou a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha.

Para a coordenadora do Centro de Ensino, Jocasta Uchôa, os benefícios são muitos. “Não é apenas a possibilidade da redução de custo que a utilização da tecnologia traz, mas, principalmente, a conscientização do aluno sobre questões como preservação do ambiente, aquecimento global, consciência em relação a importantes temas de sustentabilidade”, disse.

Cerca de 500 alunos, do 6º ao 9º ano, podem ver na prática como funciona e quais os benefícios da utilização de uma energia renovável. Tanto nas salas de aulas de física e ciências, quanto nos laboratórios, os alunos aprendem como a luz do sol é captada pelas placas fotovoltaicas e é transformada em energia, vivenciando na prática as temáticas teóricas, com as ações práticas.

A Prefeitura vem ampliando seus investimentos na área, de forma a promover uma educação de qualidade e a construção de cidadãos que se preocupam e zelam pelo bem-estar social e ambiental. Se você ficou curioso, aproveite para conferir a matéria na íntegra, clicando aqui!

Fica aqui nossa admiração a toda a equipe de educadores e também de alunos da Escola de Tempo Integral Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque. Que inovações e ações como essa apareçam cada vez mais em nossas escolas e ganhem o seu decido e merecimento reconhecimento!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter