Na semana passada, aconteceu no Rio de Janeiro o Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017. Trata-se de um campeonato dedicado ao empreendedorismo social, que busca melhorar a vida das pessoas das mais variadas formas. De acordo com a própria Enactus, eles “acreditam que a competição estimula a criatividade e recompensa resultados. Para nós, isso significa mais vidas impactadas.”
E os vencedores da edição nacional deste ano foi um grupo de cearenses. Mais especificamente, um grupo de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Iguatu). Além de ganhar o prêmio, o incentivo e o reconhecimento, o grupo ainda vai representar o Brasil em na edição mundial da premiação, em Londres.
A ideia dos alunos do IFCE é relativamente bem simples. Trata-se do Projeto Mudas. Ele pretende ensinar a comunidade cearense a evitar o desperdício de alimentos por meio de palestras sobre a produção de frutas e hortaliças e a fabricação de bolos, polpas e doces. O projeto foi o escolhido, dentre os 68 participantes, a representar nosso país no Enactus World Cup, que acontece em setembro em Londres.
Apoio da Ford
O projeto de empreendedorismo social também recebeu um apoio financeiro da Ford Motor Company Fund. Trata-se do braço filantrópico da Ford, que promove ações sociais e de empreendedorismo social no Brasil e no mundo. Quatro instituições brasileiras receberam US$ 5 mil, e o Projeto Mudas foi uma delas.
“No começo, o projeto era voltado ao pequeno produtor rural. Com a parceria da Ford, conseguimos expandi-lo com cursos profissionalizantes e a criação de uma fábrica para a produção de polpa, doce e geleia que empoderou mais de 30 mulheres. Temos certeza de que a conquista do prêmio Enactus só foi possível graças a esse apoio. A Ford acreditou e acredita no nosso potencial, e vamos escrever uma linda história juntos”, afirma Kevin Brasil, líder do IFCE-Iguatu.
Além das palestras, o Projeto Mudas também promove cursos de informática para jovens e feiras de comercialização de produtos e assistência técnica especializada nas áreas de saúde, agricultura e estética.
Parabéns aos envolvidos e vamos todos torcer por eles em Londres!
Fotos: Reprodução