Garantindo a continuidade, sustentabilidade e abrangência das ações formativas que beneficiam diretamente a população, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou o resultado final do Edital Escolas da Cultura, após a divulgação da Habilitação Jurídica. O resultado já pode ser conferido no site e a instituição está à disposição dos interessados para tirar dúvidas e prestar mais informações pelo telefone (85) 3101-6783 e e-mail.
Através do edital, a Secult investirá R$ 10,5 milhões para apoiar instituições da sociedade civil que executam ações de formação. O trabalho dessas instituições será reconhecido pela administração estadual e passará a contar com apoio financeiro pelos próximos três anos, garantindo a continuidade, a sustentabilidade e a abrangência das ações formativas que beneficiam diretamente a população.
Este foi o primeiro edital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará a contar com inscrição online. O Edital Escolas Livres da Cultura é um dos novos editais a serem lançados pela Secult em 2016, como parte das ações pelos 50 anos da Secretaria, e atende a um compromisso expresso no plano de governo “Os 7 Cearás”, do governador Camilo Santana e ampliado pela Secult, que implementará diversas ações relacionadas ao tema “Escolas da Cultura”. Desde o reconhecimento e apoio a iniciativas da sociedade civil, através desse edital, até a ampliação da oferta de cursos voltados para o setor cultural, nas Escolas Profissionalizantes do Governo do Estado, presentes em diversos municípios, e ações nas escolas da rede pública estadual, em parceria entre Secult e Seduc.
O edital faz parte de uma ampla política de formação cultural, por meio da criação do Programa Escolas da Cultura, uma das metas prioritárias do Governo do Estado, na gestão do governador Camilo Santana. Além de reconhecer e potencializar ações continuadas de formação artística e cultural desenvolvidas por instituições da sociedade civil, o edital tem como objetivo incentivar a criação de novas ações de formação, apostando em suas possibilidades de experimentação e contribuição para o circuito das artes e da cultura do Estado.
Fotos: Reprodução