Uma noite de celebração ao som de música marcou a comemoração dos 20 anos da Orquestra Eleazar de Carvalho (ORCEC). No palco do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), aconteceu a apresentação, na última terça-feira, do Concerto ORCEC 20 ANOS “de Vivaldi a Metallica”, um evento de festejo e, ao mesmo tempo, de demonstração de quanto este grupo já percorreu em matéria de repertório durante as duas décadas de sua existência.
O concerto 20 ANOS “de Vivaldi a Metallica” foi uma verdadeira viagem musical pela história da música que passeia por vários estilos, consolidando assim o grupo como um dos mais ecléticos do País em relação à variedade de repertório.
Sobre a Orcec
A Orquestra Eleazar de Carvalho dedica-se à formação de plateia para a música de concerto desde sua fundação, em 22 de dezembro de 1996. Referencial da música de concerto no Estado do Ceará, ela desenvolve um trabalho artístico de expressiva qualidade e elevado nível técnico. Nascida como um projeto do Governo do Estado do Ceará, viabilizado por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará -SECULT-CE, a ORCEC foi reconhecida como projeto de Utilidade Pública pelo decreto nº 26.482 de 21 de dezembro de 2001.
Atualmente a orquestra é uma associação sem fins lucrativos, mantida com recursos mistos: públicos e privados, sendo totalmente independente do governo do estado. O repertório da Orquestra Eleazar de Carvalho abrange obras dos períodos barroco, clássico e romântico, bem como peças de compositores modernos e contemporâneos. Sua programação artística já contou com a presença de diversos regentes convidados e mais de cem solistas entre músicos nacionais e do exterior.
No concerto, o público teve a oportunidade de, junto com a orquestra, viajar pelas sonoridades, apreciar o melhor que a música tem para oferecer e quebrar barreiras em relação à música de concerto.
Fotos: Reprodução