De acordo com a parlamentar, a homenagem é feita em razão do trabalho do professor na interiorização da UFC, em quatro campi: Sobral, Quixadá, Crateús e Russas. “O trabalho do professor Jesualdo enquanto reitor – principalmente na interiorização da educação, foi fator determinante para impulsionar a educação no contexto socioeconômico e tem sido de grande impacto para o desenvolvimento em nosso Estado”, ressaltou Fernanda Pessoa.
Além disso, ela avaliou que “o Ceará foi um dos poucos estados brasileiros que teve grande impulso na expansão e no incentivo à educação universitária. Sabemos que, quando uma instituição universitária se estabelece numa cidade, todos ganham.”
O secretário e professor Jesualdo Pereira Farias afirmou estar extremante honrado pela homenagem e lembrou a trajetória do patrono da comenda, o doutor João Otávio Lobo Filho, além de todos aqueles que o precederam na academia dos homenageados pela medalha.
“Manifesto a convicção de que a medalha João Otávio Lobo se transforma, este ano, em uma distinção coletiva. Ela vem realçar o esforço de todos aqueles que, na Universidade Federal do Ceará, têm se desdobrado no sentido de prover os recursos humanos e as condições físicas necessárias para a expansão e a consolidação do ensino superior público federal em nosso Estado”, comentou.
Também estiveram presentes na solenidade os deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Carlos Felipe (PCdoB); o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ceará (Sema), Artur Bruno; o secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry de Holanda Campos; o ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio Frota Bezerra; e o doutor José Glauco Lobo Filho, representando a família Otávio Lobo.
Parabéns ao Secretário Jesualdo Farias pela homenagem e também pelo reconhecimento!
Fotos: Reprodução