Você sabe o que é a insuficiência cardíaca? Não? Então vamos lá. Quando o músculo do coração fica enfraquecido é sinal de que ele não está conseguindo bombear a quantidade necessária de sangue para o corpo, sendo então diagnosticada a insuficiência cardíaca.
Os sinais mais simples sentidos no coração devem ser mantidos sob sua total atenção. De acordo com cardiologistas, a insuficiência cardíaca pode surgir em qualquer momento da vida, atinge 2% da população e em qualquer idade até os 70 anos.
Fique em alerta se ao se deitar você se sente desconfortável para respirar e usa como solução, aumentar a quantidade de travesseiros para mantê-lo apoiado, pés e tornozelos inchados, dificultando que você calce alguns sapatos fechados, sensação de frio frequentemente nas mãos e pés, tosse incontrolável e cansaço acompanhado com falta de ar ao praticar atividades físicas, pois esses são os principais sintomas da doença.
Qualquer lesão ao músculo do cardíaco, Doença de Chagas, infarto do miocárdio, hipertensão crônica, doenças inflamatórias do coração, doenças congênitas e doenças das válvulas cardíacas estão entre as causas da doença, sendo então tratada de acordo com o grau da insuficiência.
Alguns cuidados com a sua alimentação podem te ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca. Dá só uma olhadinha nas duas receitas que a equipe do Pátio trouxe para você!
1.Purê de couve-flor
Ingredientes:
1 couve-flor
2 folhas de louro
1 colher (chá) de sal
Azeite extravirgem para refogar
Sal para refogar
Água para cozinhar
Modo de Preparo:
Descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor, incluindo o talo, em pedaços médios. Coloque em um recipiente, lave bem com água e escorra.
Depois, ferva a água com as folhas de louro e, em seguida, coloque os pedaços de couve-flor. Deixe cozinhar por, aproximadamente cinco minutos (até que fique bem macia).
Desligue o fogo e reserve uma xícara de chá do líquido do cozimento. Descarte as folhas de louro e ponha a couve-flor sem o líquido para o liquidificador. Bata até deixar o purê bem liso e cremoso, se necessário, acrescente aos poucos o líquido do cozimento reservado.
Aqueça o azeite e acrescente a couve-flor e o sal, mexendo até ficar com uma única textura.
2.Arroz de couve-flor
Ingredientes:
1 couve-flor
Azeite extravirgem para refogar
1 a 2 dentes de alho
2 colheres de cebola picada
1 colher de salsinha picada
1 colher (chá) de sal
25 gramas de nozes picadas
Água para cozinhar
Modo de Preparo:
Rale a couve-flor e reserve. Ferva a água, coloque a couve-flor ralada, deixando cozinhar por, aproximadamente, um a três minutos (até que fique bem macia).
Depois de ferver, escorra a água. Aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola e, em seguida, acrescente a salsinha, o sal, a couve-flor e, por último, nozes picadas.
A couve-flor é uma grande aliada contra doenças do coração por ser rica em sulforafano, que estimula a produção de enzimas e protege os vasos sanguíneos no acúmulo de açúcar no sangue. Além de conter cálcio, potássio, ferro, magnésio, vitaminas C, K e B5. Todo cuidado com a saúde é necessário para que você possa evitar problemas mais graves no futuro, qualquer dúvida consulte o médico especialista na área, certo?
Fotos: Reprodução