Com a finalidade de dinamizar e qualificar o funcionamento e a programação dos museus junto a pesquisadores, artistas, grupos e organizações acadêmicas e culturais, A Secretaria de Cultura lançou o Edital de Apoio à Programação Cultural do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar 2017. Através do edital, será selecionado um projeto de programação cultural para cada equipamento que contemple atividades de fomento à dinâmica de pesquisa, criação, produção, difusão, formação e fruição do Patrimônio Cultural cearense.
As inscrições para o Edital estarão abertas após ser cumprido o prazo de 30 dias de publicação do edital para conhecimento da sociedade, estabelecido pela nova lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc). Imediatamente após o período de divulgação para conhecimento, serão abertas as inscrições, no período de 10 a 25 de setembro o de 2017. As inscrições serão gratuitas e exclusivamente online pelo site www.editais.cultura.ce.gov.br.
“O edital está na sua primeira edição, sendo uma novidade para o cenário museológico de todo o Estado. Ele é voltado a atividades de promoção e democratização do acesso a bens e serviços culturais e está inserido dentro da política da rede de equipamentos da Secult. O objetivo principal dele é dinamizar e qualificar o funcionamento e a programação desses dois museus. De acordo com o edital, todas as atividades propostas pelas instituições necessariamente têm que partir do acervo desses museus, ou seja, do patrimônio cultural cearense salvaguardado por estes museus, o que vai dinamizar de uma forma interessante esses acervos. Da mesma forma de editais com a mesma finalidade da Secult, como foi o Edital de Ocupação do Teatro Carlos Câmara e foi o Edital do Sobrado Dr. José Lourenço, podemos destacar a ideia de uma gestão compartilhada dos equipamentos com a sociedade civil para a programação”, afirma Carla Vieira, diretora do Museu do Ceará.
O conjunto das atividades propostas na programação cultural poderá contemplar múltiplas linguagens e manifestações ligadas ao patrimônio cultural cearense e atividades tais como exposições de curta e média duração, palestras, cursos, exibições de filmes e/ou documentários, publicações, entre outras atividades a serem realizadas no período de seis meses, com início de execução previsto para novembro de 2017.
Fotos: Reprodução