O Cine Rebuceteio, cineclube mensal que exibe filmes brasileiros contemporâneos inéditos em Fortaleza, chega à sua quarta edição com a exibição do longa-metragem carioca “Com o Terceiro Olho na Terra da Profanação” (2016), dirigido por Catu Rizo, integrante do coletivo Osso Osso. A sessão gratuita acontece nesta segunda-feira(21), às 19h, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com a diretora.
O longa-metragem é uma realização independente, construído de forma colaborativa e estrelado por três atrizes da Baixada Fluminense: Joana Ribeiro, Flaviane Damasceno e Fernanda Carvalho. O filme foi todo filmado em Nilópolis e é focado na experiência de três jovens adolescentes que vivenciam a cidade, através da magia e da cena punk com uma trilha sonora imersiva. A história celebra a amizade entre mulheres e a reinvenção da cidade através da ocupação.
Catu Rizo é cineasta e pesquisadora pelo Programa de Pós-graduação de Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela faz parte do coletivo Osso Osso, que reúne cineastas do Rio de Janeiro e do Ceará. “Com o Terceiro Olho na Terra da Profanação” é seu primeiro longa-metragem.
Além do irresistível bom humor que o título aponta, a proposta do Cine Rebuceteio é apontar para o fato de que muitos filmes no cinema brasileiro não conseguiram reconhecimento crítico no momento de sua produção, mas uma fortuna crítica fez com que, décadas depois, esses filmes pudessem ser melhor avaliados e pudessem ser reconhecidos em suas propostas artísticas. As exibições são mensais, sempre na terceira segunda-feira do mês, entre maio e dezembro de 2017. O evento tem o incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará, como projeto contemplado no Edital de Cinema e Vídeo 2015.
Serviço:
Cine Rebuceteio – “Com o Terceiro Olho na Terra da Profanação”
Dia 21 de agosto, às 19h, no Cinema do Dragão
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Entrada gratuita.
Fotos: Reprodução