Suar muito é normal? Saiba como evitar esse desconforto

Comportamento|Dicas|Saúde

Você soa bastante e muitas vezes se pergunta, suar muito é normal? Bom, o suor é um mecanismo poderoso de regulação da temperatura do corpo, pois ele protege você de bactérias e ainda ajuda contra o ressecamento da pele, hidratando-a. Porém quando se trata de quantidade anormal pode atrapalhar sua rotina e causar problemas sociais, por causa do constrangimento do mau cheiro.

De acordo com o dermatologista Cláudio Wulkan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o suor varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem um metabolismo único. Mas se você sente um grande desconforto, é preciso entender a causa do problema.

E o Reinaldo Tovo, mestre em dermatologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), explica que as glândulas écrinas são as responsáveis pela água incolor, inodora e clara que sai do seu corpo, enquanto as apócrinas, normalmente na região dos seios, mãos, axilas, virilhas, rosto e até pálpebras são meio esbranquiçadas. Porém quando estão sob a ação de bactérias podem resultar no suor excessivo e desagradável.

Sua roupa branca nova, mas ao usar duas ou três vezes a região das axilas estão começando a ficar manchadas, consequência das bactérias que estão no seu suor. O problema muitas vezes pode estar no seu estado mental como, conflitos familiares ou pessoal, que podem mexer com o seu emocional e alterar seu metabolismo.

Além disso, podem ser consequências de medicamentos ou doenças como, diabetes, se você sua muito, mas também urina bastante e sentiu a redução de sensibilidade nas margens do seu corpo. Tuberculose, hipertireoidismo, intoxicação por pesticidas, doenças infecciosas, menopausa, leucemia e até alguns tumores.

O Pátio Hype está sempre com você, mas o melhor conselho da equipe Hype é: jamais deixe de consultar o seu médico mesmo depois de ler as dicas abaixo, Ok?

1.Nada de roupas pesadas

Se você mora no Nordeste ou onde se encontra está no verão, evite roupas pesadas. Aposte em roupas leves, camisetas, blusas de tecidos finos são a melhor aposta. Assim seu corpo terá uma boa ventilação e menos produção de suor.

2.Antitranspirante com cloreto de alumínio

Você pode usá-los nas mãos e nas axilas, são a base de cloreto de alumínio, evitam que o suor saia em grandes quantidades do corpo, pois diminuem a hiperidrose nas mãos e pés, bloqueando as glândulas sudoríparas que fecham a saída da sudorese.

3.Leite de Magnésia

Para os alérgicos a cloreto de alumínio, a opção é o leite de magnésia, que são vendidos em farmácias, sendo facéis de encontrá-los. Por não possuir substâncias que podem causar irritação, você pode passá-los sob a região do suor excessivo que terá o mesmo efeito do antitranspirante.

4.Tome um bom banho

O banho pode não diminuir o seu suor, porém além de trazer refrescância, minimizará o mau cheiro. Portanto, aposte nos banhos com maior frequência!

5.Relaxe…

Sinta aquele vento no rosto, a sensação da sombra de uma árvore quando você estiver em um calor de 32°, beba um copo de água com gelo. Esses são alguns momentos que podem fazer você relaxar, mas o foco é que o seu emocional pode alterar o seu metabolismo, então busque distrair-se, pois podem evitar problemas com a sua saúde. E se necessário peça alguma indicação de remédio para o seu médico.

6.Toxina botulínica e medicamentos

Assim como os medicamentos a toxina botulínica é uma maneira de não recorrer a procedimentos cirúrgicos. Enquanto a toxina é aplicada no local da sudorese e só dura seis meses, os medicamentos podem ter efeitos colaterais como diminuição da visão noturna e vontade de urinar frequente. Entretanto, são soluções fáceis e indolores.

7.Tratamentos médicos

Se nada der certo, há soluções como o laser, que age com mais eficácia que a toxina botulínica e será mais duradoura. O seu dermatologista saberá qual a melhor resposta para o seu caso. As cirurgias de curetagem das glândulas sudoríparas, lipoaspiração das glândulas das axilas e a simpatectomia, que cortará um feixe de nervos, que produz o suor e fica localizado ao lado da coluna vertebral. Porém o médico terá que realizar a avaliação, pois cirurgias como a simpatectomia podem trazer risco a saúde.

Conhece alguém que tenha passado por algum procedimento acima ou você mesmo já procurou um profissional por causa dessa alteração de suor? Compartilhe com o Pátio e diga se as dicas foram úteis, é sempre bom saber um pouco mais sobre você.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter